Circuito Aprosoja em São Gabriel do Oeste marca reta final do plantio em MS

A palestra será do engenheiro agrônomo e analista de mercado, Fernando Muraro Junior, que abordará o tema: “Soja e Milho: Safra 2015/2016”; o evento ocorre nesta quinta-feira (19/11)

18.11.2015 | 21:59 (UTC -3)
Aprosoja/MS

Dentro de mais alguns dias o plantio da soja safra 2015/2016 chegará ao fim em Mato Grosso do Sul. Dados do Siga MS – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio mostram que a semeadura da oleaginosa atingiu 90% da área plantada do Estado. Diante da expectativa de produzir 7,4 milhões de toneladas nesta temporada, o presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Christiano Bortolotto, orienta que depois de plantar é preciso cuidar da lavoura e pensar no futuro.

“O agricultor lida diariamente com os imprevistos, tanto do clima – que pode ajudar no desenvolvimento da planta e formação de vagens ou danificar a lavoura – como do dólar, influência direta no custo de produção e na comercialização do grão. Por isso, a necessidade de se colocar em prática estratégias de mercado que serão apresentadas no maior evento de pré-safra do País", explica Bortolotto, fazendo referência ao Circuito Aprosoja, iniciativa realizada em vários Estados e que será levado para São Gabriel do Oeste, nesta quinta-feira (19/11), às 19h, no Lions Clube do município.

Nesta etapa do Circuito, a palestra será do engenheiro agrônomo e analista de mercado, Fernando Muraro Junior, que abordará o tema: “Soja e Milho: Safra 2015/2016", quando propõe que os produtores façam planejamento da produção e prospecção de vendas e oferece dicas de comercialização para os produtores rurais. “Alguns estados comercializam quase que integralmente em dólar, outros vendem em reais, características de um País pulverizado com diferentes cenários. Essas diferenças precisam ser levadas em consideração", explica o Muraro.

O Circuito que, este ano, percorreu os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim, Rio Brilhante, Sidrolândia, Amambai, Sidrolândia e Naviraí, leva até os principais centros produtores informações técnicas e econômicas relacionadas ao cultivo de grãos, custos de manejo, tecnologias e mercado futuro, entre outros. Mais de 800 agricultores, técnicos e estudantes. A última etapa do evento acontecerá no dia 27 de novembro, em Campo Grande, durante o MS Agro, seminário realizado pela Aprosoja/MS e a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, que fomenta a discussão sobre a competitividade do agronegócio de Mato Grosso do Sul.

A estimativa da Aprosoja/MS é que ao produzir 7,4 milhões de toneladas do grão, o Estado registre aumento de área estimada em 4,5%, se comparado ao ciclo passado.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024