Citricultura paulista é debatida pela Embrapa e parceiros

​A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) realiza na terça-feira (18), na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (SP), o Workshop sobre a Citricultura em São Paulo

17.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Léa Cunha

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza na terça-feira (18), na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (SP), o Workshop sobre a Citricultura em São Paulo.

Foram convidados para o evento produtores, técnicos, extensionistas, consultores, professores e pesquisadores da cultura dos citros. O objetivo é discutir as necessidades da citricultura paulista, tendo como base o cenário atual e as perspectivas para o setor. “Os resultados vão subsidiar o planejamento estratégico da Embrapa Mandioca e Fruticultura para a citricultura, com o intuito de alinhar a nossa programação de pesquisa e de transferência de tecnologias com os reais anseios desse segmento da agricultura”, afirma Francisco Laranjeira, chefe-adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Da Embrapa, além de Laranjeira, participam os pesquisadores Carlos Estevão Cardoso (gestor do Núcleo de Ações Estratégicas), Walter Soares (líder do Programa de Melhoramento Genético de Citros), Eduardo Stuchi, Eduardo Girardi e Juliana Astúa, estes três últimos sediados nos campos avançados da Unidade em São Paulo, que é o maior polo produtor de citros do país.

O programa prevê discussões em grupos, aplicação de questionários e o painel “Aspectos da pesquisa com citros em São Paulo”, que vai apresentar as atividades das instituições que atuam na citricultura da região: Embrapa Mandioca e Fruticultura, Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). No ano passado, eventos semelhantes foram realizados – dois sobre mandioca e um sobre banana.

Serviço
Evento: Workshop sobre a Citricultura em São Paulo
Data: 18/4/2017
Local: Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (SP) - Rod. Brigadeiro Faria Lima, km 384
Programação:
8h às 8h20 - Abertura - Representantes das instituições
8h20 às 8h40 - Apresentação da estrutura do workshop (objetivos, metodologia e expectativas)
8h40 às 10h30 - Discussão em grupos (Metas da cadeia da laranja; Critérios que orientam a decisão de inovar; Gargalos tecnológicos e organizacionais; Sinais e tendências)
10h30 às 10h45 - Intervalo
10h45 às 11h45 - Apresentação do relator e discussão geral
11h45 às 12h15 - Aplicação do método CATA (check all that apply) - Aplicação de questionários simples para subsídios quantitativos
12h15 às 14h - Almoço
Painel: Aspectos da pesquisa com citros em São Paulo
14h às 14h30 - Embrapa Mandioca e Fruticultura – Eduardo Augusto Girardi
14h30 às 15h - Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” (IAC) - Marcos Antonio Machado
15h às 15h30 - Fundecitrus - Antonio Juliano Ayres
15h30 - Discussão e encerramento
Realização: Embrapa Mandioca e Fruticultura
Informações e inscrições: telefone (75) 3312-8009 ou e-mail cnpmf.painelcitros@embrapa.br


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024