Citros: estudo mostra como aumentar em até 44% o número de frutos por ramo

Soluções naturais focadas em melhora do equilíbrio hormonal resultam em melhor produtividade e peso médio do fruto

20.11.2018 | 21:59 (UTC -3)
Suelen de Paula

As fases de florescimento e frutificação dos citros são determinantes para o sucesso do pomar. Nelas, a planta que estiver equilibrada hormonalmente pode apresentar um grande salto de produtividade. Estudo realizado pela Alltech Crop Science, no município de Piracicaba (SP), mostrou que o uso de biotecnologia, durante essas etapas, contribuiu para o aumento em 44% do número médio de frutos por ramo, até o momento da colheita, secomparado com a área sem aplicação desta ferramenta.

As soluções naturais, à base de extratos vegetais e minerais complexados por aminoácidos, buscam reduzir o estresse fisiológico da planta, explica o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico da empresa especializado em hortifrúti. “No momento do florescimento e da frutificação, as plantas de citros necessitam de maior demanda nutricional e fisiológica para que ocorra um adequado desenvolvimento das flores, com melhor viabilidade, pegamento e crescimento de um maior número e melhor tamanho dos frutos”, afirma.

Outro aspecto que impacta diretamente no equilíbrio do pomar, nestas fases, é a variação climática a qual as plantas são submetidas. “Nos meses de emissão das flores e desenvolvimento inicial dos frutos, as plantaçõespassam por variações climáticas, como elevação das temperaturas e períodos de estiagem, o que pode provocar queda de flores e frutos”, destaca Revoredo. Sendo assim, o uso das soluções naturais auxilia em melhor vigor para que a planta supere as adversidades e consiga expressar melhor o seu potencial produtivo.

Além de benefícios quantitativos, a utilização de extratos vegetais e minerais complexados por aminoácidos resulta em frutos de melhor qualidade. Dados da pesquisa realizada pela Alltech Crop Science apontaram aumento de 17% no peso médio dos frutos produzidos se comparados à área em que o produto não foi aplicado. “Isso acontece porque a aplicação destas soluções naturais auxiliou a planta a redirecionar a sua reserva fisiológica de maneira mais equilibrada, que gerou anteriormente, para onde precisa: o desenvolvimento dos frutos”, finaliza o agrônomo.

Colheita potencializada

 Para que o pomar atinja resultados positivos em produtividade e qualidade, de maneira natural e sustentável, a Alltech Crop Science possui ferramentas que são aliadas do citricultor. A indicação de Revoredo é o uso do Crop-Setconjunto de extratos vegetais enriquecidos com minerais complexados por aminoácidos que favorece o pegamento, a padronização e o crescimento dos frutos ao agir reduzindo o estresse e aumentando os caracteres produtivos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024