Classificadores de algodão se atualizam e renovam credenciais junto ao Mapa

Após quatro dias de treinamento intensivo, terminou o Curso de Atualização e Capacitação de classificadores de Algodão em Pluma

06.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Brenno Sarques

Após quatro dias de treinamento intensivo, terminou nesta sexta-feira o Curso de Atualização e Capacitação de classificadores de Algodão em Pluma, promovido pela Associação Goiana dos Produtores de Algodão. Ao todo, 27 classificadores de nove estados participaram da formação.

Para o professor responsável pelo curso, Jorge José de Lima, esses dias serviram para renovar as credenciais dos classificadores de algodão e para que se atualizassem sobre as mudanças na Lei e sobre os novos paradigmas de análise da fibra a partir da adoção de padrões internacionais. “Muitos aprenderam na prática, mas ainda não haviam passado por um cursos dessa profundidade”, explica o professor. “Padronizamos os classificadores e ampliamos a qualidade do trabalho desses profissionais”, completa.

Jorge de Lima destaca a importância da posição da Agopa em promover este tipo de formação. Para o professor, a classificação visual e tecnológica do algodão tem que andar juntas. “quem não se prepara vai ficar para trás”, comenta. Para o professor, os alunos entenderam a proposta e participaram do processo de aprendizagem. “A vontade deles foi impressionante”, resume.

Mapa

Todo o curso foi chancelado e homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O responsável por acompanhar esse processo foi o auditor fiscal federal agropecuário do Mapa, Osmário Zan Matias. O auditor explica que cada avaliador possui um cadastro no Ministério, no qual todas as informações sobre qualificações, avaliações e resultados são compiladas no histórico, possibilitando o profissional se tornar um classificador credenciado. “Os dados sobre este curso de atualização já se encontram no sistema do Mapa”, informa.

O classificador Antonio Damasceno trabalha na Cooami, no município de Sorriso-MT. Para ele, o curso superou as expectativas: “foi uma atualização que há tempos não ocorria. Superou as expectativas. Damasceno ressaltou a quantidade de novos conhecimentos e a troca de experiências como os pontos mais importantes destes quatro dias de curso. “Todos os profissionais desta área têm que se atualizar, senão ficam para trás”, conclui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024