NOTÍCIAS

Clima é fator decisivo para manter Brasil no ranking dos principais exportadores do Agro

O Brasil já é o terceiro maior exportador agrícola do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), divulgados no ano passado. Mas para manter sua boa posição no ranking, precisa investir em ferramentas e tecnologias que ajudem a minimizar os impactos do clima nas lavouras. Durante a Show Safra 2019, que acontece de 26 a 29 de março em Lucas do Rio Verde (MT), a Climatempo estará presente para discutir o tema e apresentar duas das principais ferramentas de seu portfólio para o monitoramento das condições meteorológicas no campo: o Radar Agro e o Agroclima PRO.

Soluções integradas, as ferramentas oferecem aos produtores tecnologia para ajudar na rápida tomada de decisões, a fim de melhorar a produtividade a rentabilidade no campo. O Radar Agro oferece monitoramento de chuvas, talhão por talhão, em tempo real, e também de focos de queimadas. O equipamento mede o volume das precipitações em um raio de 100 quilômetros e a incidência de queimadas em até 50 quilômetros. O equipamento, desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, é instalado em um ponto fixo da fazenda e emite pulsos eletromagnéticos em todas as direções. Também é possível programar giros de 360º a cada minuto ou de acordo com a necessidade, a partir da consultoria dos profissionais da Climatempo.

Conectado à plataforma Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0 da empresa, o Radar Agro permite que o produtor tome decisões para tarefas do dia a dia com maior segurança. A integração ainda possibilita que, após as chuvas, os produtores acompanhem pelo dashboard da ferramenta o índice de água acumulada no solo em cada talhão. Por meio de gráficos específicos, o agricultor consegue colher informações para definir as próximas ações na lavoura.

Ao alcance de um clique

Agroclima PRO apresenta durante o evento a nova versão da ferramenta: um aplicativo com o qual o agricultor vai poder acompanhar as previsões do tempo para 72 horas, 15 dias e às tendências climáticas para os próximos seis meses. Dados que permitem um planejamento da safra e o controle efetivo das lavouras.

O aplicativo também oferece ao produtor o índice de favorabilidade de doenças para o desenvolvimento das culturas. Hoje, segundo levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agronegócio brasileiro perde cerca de R$ 55 bilhões por ano com o ataque de pragas e doenças. Com as informações do Agroclima PRO, o agricultor vai conseguir aplicar o defensivo agrícola no momento certo e na quantidade exata, obtendo maior eficiência no manejo, com menor custo e impacto ao meio ambiente.

O app ainda possibilita a conferência diária dos limites de temperatura e ponto de orvalho e o acompanhamento dos índices de chuvas na região onde está instalada a fazenda. “Desenvolvemos uma interface simplificada, que oferece uma navegação intuitiva aos usuários, com acesso rápido e fácil às informações mais importantes para o dia a dia no campo”, explica João Castro, agrometeorologista e gerente de Produto Agroclima PRO.

SERVIÇO

Show Safra 2019

Onde: Rodovia MT 449, Km 8,  Lucas do Rio Verde (MT)

Quando: de 26 a 29 de março

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura