Clima favorável beneficia culturas de inverno no RS

Os produtores de trigo do Rio Grande do Sul estão com uma expectativa positiva em relação à obtenção de uma boa produtividade na safra deste ano

01.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Mateus de Oliveira

Os produtores de trigo do Rio Grande do Sul estão com uma expectativa positiva em relação à obtenção de uma boa produtividade na safra deste ano. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (01/09), a maior parte das lavouras apresenta boas condições sanitárias e o clima dos últimos dias foi favorável para a cultura.

Na semana que passou foram intensas as atividades de aplicação de fungicidas nos trigais gaúchos, visando à prevenção e ao controle de doenças na parte aérea da cultura, especialmente em relação à giberela, prática que deverá ter continuidade nas próximas semanas, se as condições climáticas permitirem.

“De maneira geral, a cultura se apresenta com um percentual elevado de lavouras em desenvolvimento vegetativo (78%). Porém, a partir de agora, é esperado o aumento expressivo do percentual de lavouras em fase de floração e formação de grão, período muito suscetível às baixas temperaturas e, principalmente, às geadas”, comenta o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.

Em relação à cevada, a cultura se mantém em fase de formação de espigas, com boa sanidade, também beneficiada pelo tempo seco e as baixas temperaturas noturnas. Os agricultores estão aplicando nitrogênio em cobertura e fungicida protetor contra a giberela e septória. “O temor dos produtores é a ocorrência de geada em meados de setembro, o que pode ser fatal para a cultura”, alerta Moura.

A canola se mantém nas fases de floração e formação das síliquas, com boa estatura, sanidade de plantas e potencial de produção favorável. Os produtores estão realizando aplicação de fungicida e inseticida, a fim de proteger as folhas e as síliquas. A colheita está projetada para iniciar na primeira quinzena de outubro, liberando a área para o cultivo das culturas de verão.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024