Clima favorece produção de uva em Jundiaí (SP)

Com calor e chuvas regulares, colheita foi antecipada na região

28.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Lucas Majuski

Os fruticultores de Jundiaí, no interior de São Paulo, vão fechar o ano com ótimos resultados. O clima foi benéfico nos últimos meses e contribuiu com o cultivo da uva Niágara, fazendo com que a colheita fosse antecipada. “O calor e as chuvas constantes e regulares favoreceram o amadurecimento precoce das videiras”, explica Sérgio Mesquita Pompermaier, engenheiro agrônomo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí. “Com esse cenário, a tendência da maioria das frutas é se desenvolver mais rápido”, completa.

Na cidade também é produzido pêssego, caqui e poncã, mas a principal cultura é mesmo a uva. “De modo geral, esse ano não teve nenhum evento muito extremo no clima, como seca, muita chuva ou frio, o que é o ideal”, conta o especialista.

Ainda não há dados concretos, visto que a colheita ainda está em andamento, mas a safra dá indícios de ter sido muito boa. “Ano passado já foi bom e esse está sendo também. Houve uma leve melhora tanto na quantidade, quanto na qualidade. Os produtores estão com boas expectativas”, finaliza Pompermaier.

Segundo a Climatempo, os fruticultores de Jundiaí poderão contar com períodos de sol e pancadas de chuva que podem ser fortes em grande parte do estado de São Paulo até o final de dezembro. Além disso, com a ocorrência de chuvas mais regulares sobre as regiões produtoras, as condições para o desenvolvimento das lavouras se manterão favoráveis. Isso deve manter boas perspectivas para a produção da safra 2017/18.   

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024