Clima favorece produção de uva no Rio Grande do Sul

Com calor e tempo seco, safra da fruta ficou mais doce e saborosa

28.02.2018 | 20:59 (UTC -3)
Lucas Majuski

O doce sabor da uva gaúcha tem agradado, e muito, os consumidores. A safra da fruta no Rio Grande do Sul foi beneficiada pelo clima seco e quente dos últimos meses, o que favoreceu bastante o cultivo. “Durante o desenvolvimento e maturação tivemos poucos dias de chuva. E, com a umidade abaixo da média, ocorre um melhor acúmulo de açúcares”, explica Enio Ângelo Todeschini, Coordenador de Fruticultura da Emater em Caxias do Sul.

Segundo o especialista, outros fatores foram essenciais para os bons resultados, como, por exemplo, o gradiente térmico. Durante toda a primavera e verão, a região teve noites mais frias para a época e tardes não muito quentes. “Isso condiciona os açúcares e ácidos da uva deixando esse balanço mais equilibrado, além de favorecer a coloração, sabor e a qualidade do produto”, conta. Além disso, a intensa radiação solar também é importante para o bom desenvolvimento da cultura.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, até o fim deste mês não deve ter muita chuva nessas regiões. "O mês deve fechar abaixo da média, devido à baixa atuação das frentes frias", explica Nascimento.

Cerca de 92% da uva do estado é produzida na serra gaúcha e cidades como Caxias do Sul e Erechim foram muito favorecidas pelas condições climáticas. De acordo com Todeschini, a previsão é de que a safra atual fique em torno de 620 mil toneladas. “A uva está apresentando 20 dias de antecipação da maturação. Agora estamos indo para o final da colheita, o que é inédito. A previsão é de que no final de fevereiro a fase esteja encerrada”, finaliza.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024