Clima pode atrapalhar plantio da soja, prevê pesquisador

Quando os agricultores começarem a plantar as sementes da soja, referente a safra 2016/17, o clima promete contribuir pouco, privilegiando mais a região Sul

13.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Diego Silva

No próximo mês, quando os agricultores começarem a plantar as sementes da soja, referente a safra 2016/17, o clima promete contribuir pouco, privilegiando mais a região Sul. Isso acontecerá devido o La Niña, fenômeno que aumenta o frio e também as chuvas, que começou a se desenhar no Brasil, gerando expectativas, mas ganhou neutralidade. A constatação é do professor da Esalq/USP, Paulo Cesar Sentelhas, que vai ministrar palestra durante o Fórum Regional de Máxima Produtividade, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), no dia 14 de setembro, na Cocamar, Maringá.

“Começamos a presenciar o La Niña, com uma frente fria em diversas regiões do país, mas o fenômeno foi enfraquecendo com o passar do tempo. As chuvas estão vindo, mais fracas, mas com regularidade, passando o La Niña por uma neutralidade”, pontua Sentelhas. “Esse cenário é ruim para o Nordeste, que tinha mais expectativa de chuvas. Já ao Sul, onde se esperava menos, teremos mais água, e o clima deverá ser menos ruim”, ressalta.

Para que os agricultores se preparem para a safra que inicia em outubro, Sentelhas contribuirá com uma discussão que relacionará clima e produtividade da soja. “Vamos tratar de uma série de estratégias que podem ser empregadas, como um manejo bem feito, para trabalhar o perfil do solo, tornando a lavoura mais tolerante ao clima, e aumentando sua resiliência nos períodos de seca”, sinaliza o pesquisador, referindo-se ao conteúdo do Fórum Regional do CESB, que acontecerá em Maringá.

Além do pesquisador da Esalq/USP, o coordenador técnico do CESB, Henry Sako, apresentará no Fórum, os desafios enfrentados pelos produtores na última safra, resultados obtidos e práticas utilizadas para se buscar ganho na produtividade. O evento também contará com a palestra “Manejo Físico do Solo”, com Cássio Tormenta.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024