​Clima prejudicou produção de uva em Pilar do Sul (SP)

Produtores apostam em novas técnicas para tentar recuperar perda de 2016

27.01.2017 | 21:59 (UTC -3)
Lucas Majuski

Os produtores de uva da cidade de Pilar do Sul, em São Paulo, fecharam 2016 com prejuízo. Segundo Leandro Vieira de Proença, diretor técnico do Sindicato Rural da cidade, o problema foi causado pelo clima. “As fortes geadas acabaram queimando as plantas. Além disso, tivemos períodos com poucas horas de sol, o que influenciou muito na perda”, explica.

Com a virada do ano, os agricultores estão apostando em outras técnicas para tentar recuperar o prejuízo, mesmo com o período chuvoso. “A colheita vai até março e o problema agora é o excesso de pluviosidade. Quanto mais chove, mais afeta a fruta. Pode até surgir uma doença chamada 'podridão da uva'”, conta o especialista.

Proença conta que em condições climáticas normais, a produção fica em torno de 40 toneladas por hectare. No último ano, o valor não passou de oito toneladas, o que preocupou os agricultores. Para o bom desenvolvimento da uva, as temperaturas devem ficar entre 20°C e 30°C, com muita luz solar. O clima na região é favorável, mas períodos nublados são capazes de influenciar negativamente no cultivo.

Os produtores podem comemorar, pois a tendência para a primeira quinzena de fevereiro é de predomínio de sol, calor e pancadas de chuva típicas de verão a partir da tarde, sem grandes períodos contínuos de céu totalmente fechado. “Entre o dia 06 e 08 de fevereiro, a passagem de um sistema frontal poderá aumentar o volume de chuva, mas sem esconder totalmente o sol”, revela a meteorologista Camila Ramos, da Climatempo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024