Clima seco e temperaturas elevadas reduzem área cultivada de trigo

​A área de plantio de trigo está abaixo da média para o período devido à continuidade do clima seco e temperaturas elevadas

13.07.2017 | 20:59 (UTC -3)
Taline Schneider

A área de plantio de trigo está abaixo da média para o período devido à continuidade do clima seco e temperaturas elevadas. O longo período sem precipitações, ocasionou a diminuição da umidade do solo e consequentemente a paralisação do crescimento das plantas. O solo superficialmente muito seco e compactado dificulta o desenvolvimento das raízes superficiais e o desenvolvimento normal das plantas. “Então os solos apresentam grandes volumes de torrões e dificuldades para a descompactação, prejudicando o avanço ou mesmo a finalização do plantio, que chega a 87% da área prevista para o Estado, contra uma média de 92% para o período”, afirmou o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Alencar Paulo Rugeri.

Já a semeadura das últimas áreas de canola no Estado será finalizada, nesta semana, na região Noroeste. O estresse causado pelas condições climáticas (recuperação após excesso das chuvas e o atual momento de solo seco), deverá ter reflexos negativos na produtividade pelo atraso observado no desenvolvimento das plantas e sua debilidade. A cultura da cevada está em fase de desenvolvimento vegetativo e pela escassez de umidade do período, apresenta lentidão no crescimento das plantas, causando início de deficiência nutricional.

O predomínio do tempo seco e temperaturas amenas possibilitou um bom desenvolvimento de hortigranjeiros. Alho, cebola, cenoura, beterraba e folhosas crescem de forma satisfatória. Os plantios de morango também tiveram bom desenvolvimento, garantindo a qualidade dos frutos. Com a condição de inverno atípico até o momento, culturas de verão - tomate, pepino e pimentão - cultivadas em estufas também estão sendo favorecidas.

Produtores de batatas da região Nordeste estão realizando a colheita com intensidade em função das condições climáticas favoráveis. Na região Serrana, está havendo melhora gradual no desenvolvimento e sanidade das sementeiras de cebola. O plantio de alho na região Nordeste está em fase final. Nas regiões das Missões e Fronteira Noroeste, o aipim encontra-se em fase de colheita.

Mais uma semana de condições climáticas completamente adversas às características para a estação do ano, predominando a ausência de umidade e as temperaturas elevadas em pleno inverno, condicionou a antecipação do florescimento e brotação dos pessegueiros na Serra. Já na região do Vale do Caí, que colhe 75% de toda a bergamota produzida no Rio Grande do Sul, já iniciou a colheita da principal cultivar plantada no Estado: a montenegrina, que está com excelente aspecto, colorida, com alto teor de suco e sabor equilibrado entre doçura e acidez.

As pastagens cultivadas de inverno apresentam-se com desenvolvimento lento, pois as condições climáticas no momento contribuem para o baixo desempenho. Dias ensolarados e temperaturas amenas deverão proporcionar um melhor desempenho das pastagens com aumento da taxa de crescimento. Neste período, os produtores estão manejando os rebanhos de corte para adequar a carga animal às condições de disponibilidade forrageira dos campos nativos.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024