Climatempo lança o app do Agroclima PRO

Exclusivo para assinantes, app traz a previsão do tempo para até 15 dias, tendências climáticas dos próximos seis meses e índice de favorabilidade de doenças nas culturas

25.02.2019 | 20:59 (UTC -3)
Eric Reale

Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0 da Climatempo, lança uma novidade no mercado para complementar sua atuação multicanal junto ao produtor. Agora, além do acesso ao dashboard no computador e às informações exclusivas pelo WhastApp, o assinante tem a opção de baixar o app da ferramenta. Na palma da mão, o agricultor vai poder acompanhar as previsões do tempo para 72 horas, 15 dias e às tendências climáticas para os próximos seis meses. Dados que permitem um planejamento muito mais assertivo da safra e o controle efetivo das lavouras.

O aplicativo também oferece ao produtor o índice de favorabilidade de doenças para o desenvolvimento das culturas. Hoje, segundo levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agronegócio brasileiro perde cerca de R$ 55 bilhões por ano com o ataque de pragas e doenças. Com as informações do Agroclima PRO, o agricultor vai conseguir aplicar o defensivo agrícola no momento certo e na quantidade exata, obtendo maior eficiência no manejo, com menor custo e impacto ao meio ambiente.

O app ainda possibilita a conferência diária dos limites de temperatura e ponto de orvalho e o acompanhamento dos índices de chuvas na região onde está instalada a fazenda. “Desenvolvemos uma interface simplificada, que oferece uma navegação intuitiva aos usuários, com acesso rápido e fácil às informações mais importantes para o dia a dia no campo”, explica João Castro, agrometeorologista e gerente de Produto Agroclima PRO.

De acordo com Castro essa é só a primeira fase do app que, em breve, deve receber novas funcionalidades, como o monitoramento do índice NDVI – que permite detectar focos de pragas, doenças ou deficiência nutricional – e do balanço hídrico, além da integração com o Radar Agro. “Estamos trabalhando com nosso time de Pesquisa & Desenvolvimento para incluir cada vez mais tecnologia de ponta em nosso produto, como inteligência artificial e machine learning, possibilitando reunir todas as informações da fazenda ao alcance de um toque”, diz.

O app do Agroclima PRO já está disponível para download na Play Store e, em breve, estará na Apple Store.

Aliado do campo

Agroclima PRO é um serviço pioneiro no mercado, que funciona de maneira georreferenciada, trazendo informações específicas sobre cada ponto da fazenda. A ferramenta ainda permite a integração de dados das estações meteorológicas localizadas nas propriedades rurais de todo país e está conectada ao Radar Agro, produto da Climatempo que oferece monitoramento de chuva em tempo real, talhão por talhão. A integração com o Agroclima PRO possibilita que, após as chuvas, os produtores acompanhem pela plataforma o índice de água acumulada no solo, trazendo informações precisas para que o agricultor possa definir as próximas ações na lavoura.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024