CNA promove seminário técnico para discutir controle da cigarrinha do milho

Seminário técnico online discutirá ações de manejo eficiente para o controle da cigarrinha e enfezamentos na cultura do milho

17.05.2021 | 20:59 (UTC -3)
CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza nesta terça (18/05), a partir das 9h, um seminário técnico online para discutir ações de manejo eficiente para o controle da cigarrinha e enfezamentos na cultura do milho. O evento reunirá representantes do Ministério da Agricultura, Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV), CropLife Brasil, consultores técnicos e produtores rurais para debater o assunto.

O ano de 2021 está sendo desafiador para o produtor de milho. Os problemas climáticos provocaram perdas de produtividade e o atraso no calendário do plantio do milho 2ª safra. Somam-se a esse fator as perdas na lavoura relacionadas à cigarrinha Daubulus maidis e as doenças transmitidas por ela. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontaram, na última estimativa, uma redução de oferta de 108,9 milhões para 106,4 milhões de toneladas na safra 2020/2021.

Segundo o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli, em um cenário apertado para o milho essas perdas são inaceitáveis. Desta forma, ele avalia que o seminário vai trazer aos participantes informações de técnicas de manejo que realmente são eficientes no campo.

“É importante fomentarmos a discussão sobre técnicas eficientes de manejo e levar informação de qualidade ao campo”, ressaltou.

Luciano Cota, fitopatologista e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, será um dos palestrantes. Ele explica que o manejo precisa considerar a não existência de medida curativa e o fato de que as ações de controle isoladas têm pouco efeito. O ideal, segundo ele, é a combinação de uma série de fatores, antes mesmo de colocar o milho no campo, como a escolha de híbridos tolerantes e a remoção de milho tiguera, entre outras técnicas.

A cigarrinha do milho não é uma praga nova nas lavouras. As doenças transmitidas eram encontradas em maior índice no noroeste de Minas Gerais, norte de São Paulo, oeste da Bahia e parte de Goiás. No entanto, nas duas últimas safras, foram registrados problemas sérios no Sul do Brasil.

O evento será transmitido pelas redes sociais do Sistema CNA. Clique aqui para acessar a programação.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024