CNA/Senar lança novas cartilhas para produtores e trabalhadores rurais

Manuais, que abordam temas como agricultura de precisão, reflorestamento e mecanização agrícola, podem ser acessados gratuitamente

05.01.2021 | 20:59 (UTC -3)
SNA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), disponibilizou quatro novas cartilhas para os interessados em aprofundar os conhecimentos em agricultura de precisão, reflorestamento e mecanização agrícola. O material é gratuito e está disponível para download (www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar).

A cartilha “Reflorestamento: viabilização econômica, implantação e comercialização” explica os detalhes da adequação ambiental e a escolha correta das espécies florestais, além de mostrar como o reflorestamento de espécies comerciais pode contribuir para a geração de renda e a melhoria do bem-estar das famílias rurais.

Na área de agricultura de precisão, são duas novas cartilhas. Uma delas, “Agricultura de precisão: operação de semeadora adubadora à taxa variável”, mostra o passo a passo, de forma clara, acessível e ilustrada, dos procedimentos técnicos para a utilização dessas máquinas na semeadura.

A outra cartilha, “Agricultura de precisão: monitor de colheita”, detalha o uso da ferramenta e como gerenciar os dados coletados no campo para que os produtores rurais tenham condições de tomar as melhores decisões em busca da viabilidade econômica e da redução do impacto ambiental.

Já a cartilha “Mecanização: aplicação de corretivos e fertilizantes com distribuidor centrífugo autopropelido” descreve as tecnologias de automação com georreferenciamento, os aspectos legais e de segurança de operação, preservando a saúde e a segurança do trabalhador.

Outros títulos

As cartilhas possuem o recurso QR Code, que permite ao leitor apontar a câmera do celular para o código e obter informações adicionais que irão auxiliar no aprendizado.

Além dessas cartilhas, há mais de 180 títulos para ajudar os produtores e trabalhadores rurais, além de pessoas interessadas em se aperfeiçoar em diversas áreas do meio rural. Para conhecer as demais cartilhas, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024