CNH Industrial promove Desapega Solidário com mais de 5 mil itens distribuídos em três estados

Empresa realiza ação anualmente e, esse ano, nove entidades foram beneficiadas

09.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Jorge Görgen

A CNH Industrial realiza anualmente a tradicional campanha do agasalho. Em 2019, além de aquecer e abastecer entidades carentes, o projeto ganhou novo conceito, agora conhecido como Desapega Solidário. Essa é uma das diversas ações promovidas pela empresa ao longo do ano que atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e embasam as diretrizes de sustentabilidade da companhia.

O Desapega Solidário é uma forma de incorporar os colaboradores na cultura sustentável da empresa, que está alinhada ao ODS 12 – Consumo e produção responsáveis. Essa ODS da ONU trata do estímulo ao consumo consciente e reaproveitamento para um estilo de vida mais harmonioso em relação à natureza, reduzir o volume de resíduos.

Realizada pela área de Recursos Humanos, a ação foi ampliada e, além de arrecadar peças para os vários parâmetros de inverno — com temperaturas bem variadas, devido às diferenças climáticas das regiões brasileiras —, a ideia do projeto é também incentivar os funcionários a trabalharem o desapego de itens que não são mais usados.

Esse ano, a arrecadação envolveu não apenas agasalhos e cobertores, mas todo tipo de roupa, sapato, bolsas, entre outros. A empresa doou mais de 5 mil itens que foram arrecadados nas fábricas em Minas Gerais, São Paulo e Paraná. A coleta aconteceu entre os dias 23 de maio e 7 de junho em todas as plantas. Cada uma tinha um espaço para o recebimento das doações dos funcionários e seus respectivos familiares e amigos.

Na fábrica de Contagem, foram recolhidas 1.742 peças e estão sendo doadas para a ONG Amigos de Minas. Em Sete Lagoas, os funcionários desapegaram de 903 itens que vão beneficiar as seguintes entidades: Lar de Idosos Vila Vicentina, Hospital Nossa Senhora das Graças, Creche Oasis, Creche Flor Amarela e Apae Sete Lagoas.

Em Sorocaba, foram 1.170 peças doadas para a Pastoral do Menor, em Piracicaba, 553 itens arrecadados para o Fundo de Solidariedade de Piracicaba e em Curitiba, 680 itens entregues para a União Solidária.

De acordo com a especialista em sustentabilidade da CNH Industrial, Erika Michalick, um dos aprendizados ao realizar ao longo dos anos, a tradicional Campanha do Agasalho, que arrecadou casacos e cobertores para instituições sociais parceiras, foi que algumas localidades não são tão impactadas pelo frio como outras e, por isso, decidimos ampliar as doações para todos os tipos de peças de roupa e acessórios.

“Com o Desapega Solidário, a intenção da empresa foi motivar os colaboradores a fazerem esse exercício de desapego com a família e amigos, se tornando multiplicadores do consumo consciente. Dessa forma eles também promovem um novo ciclo de utilização a produtos em bom estado, que na indústria chamamos de economia circular, ajudando pessoas de comunidades carentes”, ressalta.

Segundo Lucinha Zaneti, da Pastoral do Menor de Sorocaba, esse ano as doações foram concentradas para atender o Bairro Nova Esperança, diferente dos demais anos em que elas foram pulverizadas para várias unidades atendidas pela pastoral na cidade.

“Atendemos nesse bairro 150 crianças de 4 a 11 anos, e já em dias frios, percebemos várias delas indo de chinelo e short para o Centro Comunitário Educacional. As crianças e os pais receberam cobertores, mantas, botas e outros itens. Somos beneficiados nessa ação da CNH Industrial há 8 anos e esperamos que seja uma ação continuada, pois contamos muito com essas doações que durante todo esse tempo já aqueceram mais de mil e quinhentas crianças”.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024