​Cobre é aliado do cafeicultor na busca por qualidade dos grãos

Elemento favorece vigor das plantas melhorando o desenvolvimento da cultura

30.01.2017 | 21:59 (UTC -3)
Camila Castro

O Cobre pode ser considerado um dos micronutrientes mais importantes no manejo da cultura do café. Com funções que contribuem para o melhor vigor, metabolismo e sanidade da planta, o elemento pode ser utilizado ao longo do ciclo produtivo, mas tem principal ação nas fases de pré e pós-florada e pós-colheita, auxiliando na preservação das folhas no verão, fator primordial que favorece a manutenção dos frutos viáveis até a colheita. Esses períodos estão ligados diretamente à quantidade e qualidade do grão produzido, impactando diretamente na rentabilidade do produtor.

A utilização de soluções naturais à base de cobre é uma prática feita há dois anos na Fazenda Cachoeira, em Monte Santo (MG). O técnico em cafeicultura da propriedade, Eder Cesar Ribeiro, conta que observou mudanças no desenvolvimento da lavoura. “A planta tem se mostrado com mais vigor, com mais capacidade de desenvolver seus frutos, o que impacta em nossa produtividade”, explica.

De acordo com o engenheiro agrônomo Cleiton de Morais, da Alltech Crop Science, o cobre estimula o vegetal na realização da fotossíntese dando mais energia à planta. Dessa forma, durante a pré e pós-florada, “a clorofila capta a luz do sol e a transforma em fotoassimilados, que serão deslocados para o preenchimento dos grãos. Que mais tarde terão mais peso”, afirma.

A pós-colheita também é uma fase destacada por Morais devido à função cicatrizante do cobre. “Na hora de efetuar a colheita, é possível que algumas partes da planta, como folha e ramos, se machuquem formando feridas que permitem a entrada de bactérias. Por isso, o uso do cobre neste momento traz um efeito cicatrizante, diminuindo as chances de incidência destes problemas”, complementa.

Femagri 2017

De 8 a 10 de fevereiro, a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, promovida pela Cooxupé, em Guaxupé (MG), traz aos produtores da região os principais destaques e novidades do mercado. Pelo terceiro ano consecutivo, a Alltech Crop Science estará presente no evento para esclarecer dúvidas dos agricultores sobre o uso da biotecnologia e como as soluções naturais, como as à base de Cobre, por exemplo, podem auxiliar no manejo do café.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024