Coffee Express 200 colhe café conilon no Espírito Santo

Case IH faz demonstrações em campo sobre os benefícios na colheita mecanizada da cultura conilon

26.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Rafaela Gonçalves

Cientes da importância da mecanização agrícola, produtores do café tipo conilon da região de São Mateus-ES acompanharam o desempenho da colhedora Coffee Express 200 em operação. Além da colheita, os cafeicultores também tiraram dúvidas durante o evento através dos especialistas da Case IH, marca da CNH Industrial. As atividades foram desenvolvidas em parceria com a concessionária Werner.

As pesquisas para viabilizar a colheita mecanizada do café conilon começaram há cerca de dez anos no Espírito Santo e envolveram engenheiros do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), empresas públicas e privadas e cafeicultores do estado. “A forma de plantio para a colheita mecanizada foi alterada, reduzindo espaçamento entre plantas, número de hastes por planta e trabalhando com plantio de um clone por linha, padronizando a lavoura para facilitar a colheita mecanizada”, explica Mauricio Infantini, Engenheiro de Inovação da Case IH.

 Segundo Mauricio, entre os importantes aspectos observados durante as pesquisas está a uniformidade na altura da copa das plantas, para que o ajuste das varetas na hora da remoção do fruto (derriça) não danifiquem a parte produtiva do ano seguinte. 

Coffee Express 200 Multi 

A colhedora de café Coffee Express 200 Multi é equipada com tanque graneleiro de 2 mil litros, que em alguns casos elimina e/ou reduz a necessidade de acompanhamento de tratores e carretas cafeeiras. “Vale ressaltar que a descarga do tanque graneleiro pode ser realizada com a máquina parada e/ou com ela em operação, ou seja, é possível colher e descarregar ao mesmo tempo”, afirma Mauricio. 

Devido a capacidade de manobra, e mais baixo centro de gravidade e peso, o modelo oferece facilidade de operação. O sistema de três rodas, aliado ao menor comprimento da categoria, simplifica as manobras nos finais das linhas, devido aos carreadores e giradores estreitos. A tração é independente, permitindo a colhedora girar em forma de compasso, o que reflete no menor raio de giro.

O sistema de derriça totalmente hidráulico e de simples ajuste, como o sistema hidráulico de agitação e agressão (freio), permite que o produtor realize a colheita plena dos frutos, com baixo danos às plantas e alta eficiência de derriça, contribuindo para maior produtividade do cafeeiro ano a ano. 

 Outra vantagem da Coffee Express 200 Multi é o baixo custo de operação e manutenção. Equipada com motor MWM de 55 cv, a colhedora é mais econômica, consumindo em média 5 l/h e reduzindo em até 50% os gastos com combustível durante a operação.

A cabine tem climatizador, coluna de direção com ajuste de posição, alavancas de transmissão e painel de indicadores.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024