Coletor de esporos no manejo da ferrugem da soja

Embrapa e IDR promovem painel sobre coletor de esporos no manejo da ferrugem da soja

28.01.2021 | 20:59 (UTC -3)
Lebna Landgraf do Nascimento

A Embrapa Soja e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) promovem amanhã, 29 de janeiro, a partir das 10h, um painel técnico on-line sobre o papel dos coletores de esporos do fungo Phakopsora pachyrhizi, no manejo da ferrugem da soja, principal doença da cultura da soja.

Na ocasião será lançada a publicação, editada pela Embrapa Soja, Coletor de esporos: descrição, uso e resultados no manejo da ferrugem-asiática da soja, de autoria de Gustavo Migliorini de Oliveira, Anderson Luís Heling, Edivan José Possamai, Claudine Dinali Santos Seixas, Osmar Conte, Wagner Teigi Igarashi, Seiji Igarashi.

 O coletor de esporos é utilizado para detectar os esporos do fungo causador da doença e auxiliar técnicos e produtores na tomada de decisão sobre o momento da aplicação de fungicida. Durante o evento, o pesquisador Gustavo Migliorini de Oliveira (IDR-Paraná), irá abordar o que é o coletor de esporos sua finalidade no manejo da doença mais severa da cultura da soja.

Também participa do debate o representante da Siga Consultoria, Seiji Igarashi, apresentando o histórico do desenvolvimento do coletor, os diversos usos possíveis e alguns resultados do uso do coletor. A temática referente ao Manejo da ferrugem-asiática da soja com o uso dos coletores será abordada pelos pesquisadores Claudine Seixas, da Embrapa, e Gustavo Migliorini, do IDR.

As inscrições para participar do painel técnico podem ser feitas no link 

https://contato.cbsoja.com.br/... 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024