Colheita da Uva tem abertura oficial com inovação em Pelotas

Concurso de uvas de mesa será a atração do programa com espaço para informações técnicas, preparo de sucos e visitação aos parreirais

29.01.2016 | 21:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps

A tradicional abertura da Colheita da Uva da Região de Pelotas está marcada para o próximo dia 4 de fevereiro, no interior do município. A atividade conta com a apresentação de informações técnicas da cultura, oficina de suco de uva, exposição de uvas de mesa, julgamento do concurso de uva Niágara Rosada e a solenidade de abertura da safra 2015/2016. O interessados estão convidados a participar de uma tarde cheia de atividades na propriedade da família Ribes na Colônia Rincão do Andrade, 7º distrito de Pelotas - Quilombo.

O programa inicia às 13h30 com a dinâmica de grupos em quatro estações técnicas. A primeira estação será a de preparação de suco de uva na pequena propriedade; a segunda estação vai tratar da Propriedade Legal, abordando a questão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e outras demandas; a terceira estação reserva um espaço de informações técnicas sobre o manejo da cultura da uva com a participação da Embrapa, UFPel e Emater/RS- Ascar e a última estação organiza uma mostra de variedades de uvas de mesa produzidas na região.

Nesta sexta edição da abertura oficial da Colheita, as instituições promotoras promovem uma inovação: a realização do 1º Concurso de Uvas Niágara Rosada. Serão julgadas nas modalidades: Melhor caixa; Cacho de uva mais característico da cultivar; Cacho de uva de maior peso. Segundo a supervisora de Núcleo de Transferência de Tecnologias da Embrapa Clima Temperado, Andrea Noronha, esta ideia foi realizada igualmente na abertura da Colheita do Pêssego e foi uma forma de enaltecer o trabalho e a dedicação com a qualidade do produto pelos agricultores num ano de safra em que as condições climáticas não foram consideradas favoráveis. "O concurso é uma forma de mostrar a beleza do parreiral, mesmo num ano de safra atípica, de muitas chuvas, com geada e granizo", esclareceu.

As atividades se encerram às 17h, quando haverá a benção às cestas de uvas, o pronunciamento das autoridades presentes, como também, o corte de fita inaugurando a Colheita e permitindo à visitação ao parreiral. A produção será comercializada aos interessados.

O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Pelotas, Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar e UFPel.

Em 2015, a edição ocorreu na propriedade da família Bohrer, na Colônia São Manoel, tendo uma abordagem técnica sobre a produção diversificada na fruticultura. Na safra passada, a colheita das uvas de mesa obteve uma produtividade de 30 toneladas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024