Colheita de milho e soja se aproxima do fim no RS

A colheita da soja alcançou 97% da área cultivada, enquanto a do milho chega a 89%

26.05.2023 | 08:35 (UTC -3)
Rejane Paludo
 A colheita da soja alcançou 97% da área cultivada, enquanto a do milho chega a 89% | Foto: José Schafer
 A colheita da soja alcançou 97% da área cultivada, enquanto a do milho chega a 89% | Foto: José Schafer

A colheita das safras de milho e soja está chegando ao fim no Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado pela Emater/RS-Ascar, a colheita da soja alcançou 97% da área cultivada, enquanto a do milho chega a 89%. Nas lavouras de soja onde a colheita já terminou, os produtores estão planejando estratégias de manejo e correção do solo. A implantação de plantas de cobertura de inverno também tem se tornado uma questão de grande importância, devido à necessidade de aumentar a matéria seca para melhorar as características físicas do solo.

Já os pequenos produtores de milho realizaram, no período, encomendas de sementes advindas do Programa Troca-Troca. Neste momento, são efetuadas para as cultivares recomendadas para milho safra e posteriormente milho safrinha. A área colhida de milho silagem alcançou 95% da área de cultivo. A colheita do arroz foi tecnicamente encerrada, restando apenas alguns talhões a serem finalizados a Oeste do Estado, mas os índices estatísticos não são significativos.

A colheita do feijão 1ª safra está encerrada, com uma estimativa final de produtividade de 1.576 kg/ha. Já a colheita do feijão 2ª safra progrediu para 43% da área de cultivo, com uma estimativa de produtividade de 1.376 kg/ha. As lavouras em fase de maturação representam 44% do total, enquanto 13% encontram-se em fase de enchimento de grãos.

Chuvas expressivas e temperaturas amenas são esperadas para a próxima semana no Rio Grande do Sul. De acordo com a previsão meteorológica, a sexta-feira (26) será marcada por um aumento de calor, com temperaturas que podem chegar a 30°C em diversas regiões. No entanto, a aproximação de uma frente fria durante a tarde e a noite deverá provocar pancadas de chuva e trovoadas na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024