Com ajuda da ciência, primeiras vinícolas gaúchas de pequeno porte são legalizadas

A partir da próxima safra, pequenos vinicultores da Serra Gaúcha sairão da ilegalidade

30.01.2018 | 21:59 (UTC -3)
Viviane Zanella

A partir da próxima safra, um grupo-piloto de 11 pequenos vinicultores da Serra Gaúcha sairá da ilegalidade e poderá vender e divulgar seus produtos. A conquista é fruto de um trabalho realizado desde 2010 por oito instituições, com a articulação da Embrapa Uva e Vinho (RS), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS-Ascar).

Além de viabilizar uma lei feita sob medida para produtores da região, a Lei do Vinho Colonial, o grupo estruturou um protocolo de adequação que foi decisivo para legalizar a produção. Boas práticas, tais como uso de piso impermeável, paredes laváveis, controle de pragas (portas que impeçam a entrada de roedores e insetos, por exemplo), rastreabilidade e procedimentos para higienização, foram detalhadas na Instrução Normativa 05/2000 com a finalidade de auxiliar vinicultores a adaptar sua produção. Todo o conteúdo foi elaborado e proposto por cientistas e técnicos da área.

Para mais informações (https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/31600692/com-ajuda-da-ciencia-primeiras-vinicolas-gauchas-de-pequeno-porte-sao-legalizadas?link=agencia)

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024