NOTÍCIAS

Com fusão de empresas, Aqua Capital cria grupo de distribuição de insumos AgroGalaxy

  • 16/10/2020 |
  • Guilherme Soares

Na esquerda, Welles Pascoal, CEO da AgroGalaxy.

Com o aval do Cade, o Fundo de Investimento Aqua Capital anuncia a criação da holding AgroGalaxy, a maior plataforma de distribuição de insumos e operações com grãos do país, que somam mais de 9 milhões de hectares. A plataforma oferece diversos serviços diferenciados e personalizados ao cliente, entre eles, assistência técnica ao agricultor, soluções de barter e de crédito, capacitação e tecnologias de ponta.

A história do AgroGalaxy se inicia em 2016 com aquisição da Rural Brasil - empresa de distribuição de insumos agrícolas no Cerrado, depois de um processo de avaliação de mais de 60 empresas no setor. Em 2017, a Agro 100, empresa com presença no Paraná e Mato Grosso do Sul, juntou-se ao grupo e, em 2018, expandiu sua presença em São Paulo e Minas Gerais com a compra da Agro Ferrari e Grão de Ouro. Em 2019, a plataforma de gestão do AgroGalaxy foi constituída formalmente para coordenação estratégica do Grupo. Em 2019, a Sementes Campeã foi adquirida, além das aquisições de ativos da Sementes Fróes e da CDB. Ainda em 2019, a agtech GeoData foi comprada com o foco em expandir o portfólio de serviços inovadores da empresa.

O Agro Galaxy atua nas principais culturas do país e cobre hoje mais de 2600 km, o equivalente a 14% das terras agricultáveis do Brasil, sendo mais ou menos 6% das áreas destinadas a soja e milho no país. Ao todo, tem 105 lojas, em 9 estados e mais de 900 cidades, atendendo mais de 16.500 produtores.

"Com a aprovação do CADE, nos tornamos hoje a maior empresa independente de distribuição de insumos agrícolas da América Latina, com um total de 1.500 colaboradores. O nosso objetivo principal é ser o maior varejista no setor rural, gerando valor para o produtor brasileiro, nossos colaboradores, comunidades, o meio ambiente e nossos acionistas. Podemos dizer que somos a loja no campo que oferece produtos e serviços para o produtor agrícola fazer sua lavoura", diz Welles Pascoal, CEO da AgroGalaxy.

Para os próximos anos, o AgroGalaxy está pautado em um modelo de crescimento arrojado baseado em três pilares: Expansão do modelo de negócio, Excelência Comercial & Marketing e Excelência operacional. "O plano criado para a nossa empresa visa criar alto valor para a nova empresa e as expectativas são muito positivas. Esperamos ter resultados ainda em 2020, uma vez que as mudanças na empresa tendem a acelerar nos próximos meses", acrescenta Pascoal

As apostas do Fundo e do AgroGalaxy se valem das perspectivas positivas para o agronegócio brasileiro. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2020/ 2021 já começa com projeções de novo recorde em colheita e rentabilidade.

"O agronegócio é um setor extremamente resiliente, competitivo e com muitos players, entretanto é o segmento de distribuição de insumos para o agronegócio passa por uma grande consolidação. Nesse cenário que surge o AgroGalaxy, que reúne sete empresas e mais a GeoData com faturamento anual de R﹩ 4,2 bilhões e que vai possibilitar ganhos ainda maiores de eficiência com a padronização das melhores práticas de cada uma das empresas que compõe a holding para que, assim, a gente reforce nossa participação nos mercados já atuantes e, ainda, expanda a operação para regiões que ainda não atuamos", enfatiza Pascoal.

Quatro das empresas que compõe o AgroGalaxy e que representam mais de 90 por cento dos colaboradores e da receita da holding são Great Place to Work 2020.

Aqua Capital

A Aqua Capital é um fundo de private equity voltado à expansão de empresas dentro da cadeia de valor de alimentos e do agronegócio no Brasil e na América do Sul. O Fundo compra posições de controle e entra na operação para valorizar suas empresas baseado em seus quatro pilares - profissionalizar, crescer, transformar e sustentabilidade.

O Aqua Capital foi criado em 2009 e conta hoje com mais de 30 investimentos, organizados em 14 plataformas e mais de 6.000 empregados. Em 2020, as empresas geridas pelo Aqua Capital combinadas devem registrar mais de R$ 6 bilhões de receita operacional bruta.

"Temos uma estratégica atuação com focos setoriais e geográficos, que combinado à nossa sólida experiência de mercado, possibilita a identificação das empresas referência em seus segmentos de atuação e nossa participação ativa no crescimento e desenvolvimento delas. Procuramos ser o melhor parceiro para o empresário do agronegócio e alimentos e realizar o pleno potencial das suas empresas", afirma Sebastián Popik, Fundador e Managing Partner do Aqua Capital

Nova estrutura organizacional

Com a aprovação do CADE, o Aqua Capital escolheu Welles Pascoal como novo CEO para o AgroGalaxy.

Com 36 anos de atuação no agronegócio, Pascoal já exercia a função de Conselheiro do AgroGalaxy e, agora assume como CEO com o objetivo de criar um diferencial competitivo e potencializar o crescimento do negócio, maximizar performance e rentabilidade e harmonizar funções essenciais da empresa para a geração de valor como plataforma.

Antes do AgroGalaxy, o executivo atou nas áreas Comercial, Marketing e P&D da Dow AgroSciences, chegando ao posto de CEO Brasil da companhia. Foi também presidente do Sindveg e vice-presidente do Conselho de Administração da CropLife Latin America.

Juntamente com o novo CEO do AgroGalaxy, a holding passa a ter uma nova estrutura organizacional contemplando as áreas de Planejamento Estratégico, Integração de Negócios, Finanças, Gente e Gestão, COO Norte/ Centro Oeste, COO Sul/ Sudeste e Unidade de Negócios de Sementes.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura