Número expressivo de casos de ferrugem no RS exige manejo correto de fungicidas

Basf apresenta portfólio de soluções para agricultura na 20ª Expodireto Cotrijal

08.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Roberta Silveira

Lavouras de soja em fase final de desenvolvimento exigem cuidados redobrados para evitar perda de produtividade causada pela ferrugem asiática. De acordo com o Consórcio Antiferrugem, foram registrados até o momento 127 casos da doença na safra 2018/2019 no Rio Grande do Sul, aumento de 3% em relação ao ciclo anterior. O estado lidera a quantidade de casos nesta safra.

O manejo integrado, com fungicidas de alta performance, é necessário para conter o avanço da ferrugem. De acordo com a Embrapa, as perdas causadas pela doença podem chegar a 90% se a doença não for controlada. 

A Basf possui uma linha de fungicidas para o controle de doenças durante todo o ciclo da cultura, com destaque para o fungicida Versatilis que é mais recomendado para uso em associação com o produto multissítio Status. Ambos são mais indicados para lavouras de soja em fase final de desenvolvimento.

“A Basf está comprometida com o manejo eficiente das lavouras de soja. Nós acreditamos que o controle feito de maneira adequada contribui para a longevidade dos cultivos, proporcionando maior rentabilidade para o agricultor”, enfatiza Helio Cabral, gerente de Marketing de Soja da Basf.

Variedades SoyTech

Para a safra de soja 2019/2020, a Basf realiza o lançamento da variedade BS 1543 IPRO durante a 20ª Expodireto Cotrijal. A cultivar é adaptada para áreas altas do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, aliando precocidade e produtividade.

Outro destaque do evento é a variedade BS 2606 IPRO, que tem sanidade radicular, resistência à fitóftora e alto teto produtivo como principais características.

"Nós orientamos a escolha de variedades que melhor se adaptem ao solo e ao clima de cada região, para que a lavoura possa expressar o máximo do seu potencial produtivo”, afirma Daniel Gobbi, gerente de licenciamento SoyTech da Basf.

Manejo eficiente de plantas daninhas

Um dos primeiros cuidados para o próximo ciclo é o controle de plantas daninhas. Para o manejo de plantas daninhas de difícil controle são indicadas aplicações antes da semeadura da soja. Para controlar plantas de folhas largas, como a buva, é indicado o uso do herbicida Atectra. Para invasoras de folhas estreitas, como o capim-amargoso, pode ser utilizado o herbicida Amplexus.

A Basf orienta os agricultores sobre o manejo eficiente das plantas daninhas.  Confira algumas das principais orientações: 

- rotação de culturas;

- aplicação de herbicidas em diferentes momentos da cultura;

- aplicação das doses recomendadas para cada produto;

- manter as plantas daninhas controladas durante o ano todo, evitando a produção de sementes indesejadas;

- realizar a limpeza dos equipamentos e materiais, como tratores e colheitadeiras, antes de sair das áreas produtivas;

- utilização de sementes limpas e certificadas;

- uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação.

O portfólio completo de Soluções para Agricultura da Baasf será apresentado durante a 20ª Expodireto Cotrijal, de 11 a 15 de março no município de Não-me-Toque, RS.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024