Com Trocas, Adama simplifica e viabiliza exportação de soja

Empresa estima que operação corresponda a 30% de suas vendas

09.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ana Luiza Honma

A Adama inicia exportação direta de soja para a China proveniente das operações de Trocas (também conhecidas no mercado como Barter), que consistem na negociação de insumos por commodities agrícolas, como soja e milho. Nessa operação, a empresa obtém economias financeiras que são refletidas em condições mais atrativas para os seus clientes.

Pioneira nas operações de trocas, a Adama já realizou exportações diretas de commodity entre os anos de 2000 e 2007. Esta nova dinâmica soma-se às demais modalidades de Trocas oferecidas pela Adama aos seus clientes, como a Troca Contrato (na qual o produtor vende a commodity para uma trading e cede seu crédito para a Adama), e a Troca Financeira, com uso de futuros e opções. Segundo Nelson de Azevedo Filho, gerente de Pricing e Operações Estruturadas da companhia, o objetivo atual é que estas operações correspondam a 30% das vendas da Adama para as culturas de soja, milho, algodão e café.

“Como grande parte das commodities tem seu preço atrelado ao dólar e bolsas estrangeiras, a Troca é uma excelente alternativa para os agricultores, pois eles travam o custo de produção e deixam de estar expostos à oscilação dos preços”, explica o gerente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024