NOTÍCIAS

Começa o vazio sanitário no Paraná

A partir de 15 de junho medida se estende para os estados de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

O vazio sanitário da soja tem início nesta-quinta feira, 10 de junho, no Paraná. A partir do dia 15 de junho, a medida se estende para outros cinco estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. A Embrapa elaborou um calendário com os períodos do vazio sanitário no Brasil e no Paraguai. É provável que haja mudanças nos períodos do vazio sanitário e da calendarização da semeadura da soja em alguns estados, em função da portaria nº 306, de 13 de maio de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O vazio sanitário e a calendarização da semeadura da soja são estratégias para o manejo da ferrugem-asiática da soja, mas essas medidas têm objetivos bem diferentes. O vazio sanitário é o período de, no mínimo, 90 dias sem a cultura e plantas voluntárias no campo. O objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra. No Brasil, treze estados e o Distrito Federal adotaram essa medida, estabelecida por meio de normativas. E, além do Brasil, o Paraguai também estabeleceu o período de vazio sanitário, lá chamado de "pausa fitossanitária".

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura