Comitiva chinesa conhece agricultura de Mato Grosso

“Os chineses querem entender como fazemos agricultura em Mato Grosso e saíram desta reunião bem impressionados com o que os produtores rurais daqui vem fazendo no campo”

08.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
Aprosoja

Uma comitiva chinesa visitou a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) nesta terça (8/12), em Cuiabá. Representantes da indústria de óleo e farelo de soja, organizações não-governamentais, como a Solidariedad, a TNC e a WWF, instituto de estatística agrícola Polson e da Associação Chinesa de Soja vieram conhecer a agricultura do Estado pelo viés da sustentabilidade.

“Os chineses querem entender como fazemos agricultura em Mato Grosso e saíram desta reunião bem impressionados com o que os produtores rurais daqui vem fazendo no campo”, diz Ricardo Arioli, consultor da Aprosoja. Durante a manhã, o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Otávio Celidônio, fez uma apresentação sobre as projeções para o agronegócio até o ano de 2025. Arioli também explicou sobre o agronegócio e sustentabilidade, apresentando o programa Soja Plus.

O chefe da delegação chinesa, Liu Denggao, da Associação Chinesa de Soja, lembrou que o mundo está em rápido desenvolvimento e que as parcerias são importantes para o desenvolvimento dos países. “É importante lembrar que a soja é um das commodities que mais cresce no mundo e o Brasil é o país exponente, que tem terra e água para produção de alimentos. Já a China está em rápido desenvolvimento e precisa deste mercado”, afirma. A associação representa sete empresas chinesas de soja, que importaram 20 milhões de toneladas de grãos neste ano.

Soja Plus

Os empresários e os representantes do terceiro setor ficaram satisfeitos com as informações repassadas sobre o Soja Plus, que é programa de gestão da propriedade que auxiliar os produtores rurais com qualificação para o cumprimento das legislações ambiental e trabalhista brasileiras. O consultor Ricardo Arioli também falou sobre as Áreas de Preservação Permanente (APP), o Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outros. Os chineses também questionaram sobre o custo de produção da soja, a fabricação e importação de agroquímicos, a rotação de culturas. Ricardo Arioli falou sobre

A comitiva tem ainda compromissos com o governo estadual e seguem para a cidade de Lucas do Rio Verde, na região Norte, para conhecer uma propriedade rural.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024