Comitiva conhece polo de fruticultura irrigada no Vale do Rio São Francisco

O objetivo foi estreitar laços com as lideranças locais e conferir os trabalhos de pesquisa da Embrapa na região

07.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Clarice Rocha

O Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fernando Camargo, visitou nos dias 3 e 4 de outubro as cidades Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). O objetivo foi conhecer o polo de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, estreitar laços com as lideranças locais e conferir os trabalhos de pesquisa da Embrapa na região. 

O Presidente interino da Embrapa, Celso Moretti, acompanhou a comitiva composta ainda pela diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Mariane Crespolini; pelo diretor de Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas, Orlando Castro; e pelo coordenador de Instrumentos de Agricultura Irrigada, Valdir Juswiak. Também participaram da da visita os chefes-gerais da Embrapa Semiárido (Pedro Carlos Gama), Uva e Vinho (José Fernando Protas), Mandioca e Fruticultura (Alberto Vilarinhos), Caprinos e Ovinos (Marco Bonfim), além do superintendente do BNB da Bahia, José Gomes da Costa.

Na quinta-feira (03), a programação envolveu visita ao Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), em Petrolina.  A primeira parada foi na área de 150 hectares irrigada do produtor Edson Nakahara, que vem alcançando excelentes resultados com as variedades de uva de mesa da Embrapa: BRS Vitória e BRS Isis.  Em seguida, a comitiva conheceu as áreas de produção familiar do DINC, como a do seu Paulo Sales, que desenvolve trabalhos com a cultura da goiaba. O grupo visitou também a propriedade do seu José Justino, que possui plantio de acerola, com destaque para BRS Sertaneja.              

Pela tarde, a comitiva participou de encontro com representantes do setor de caprinovinocultura, momento em que foram relatadas as principais dificuldades da atividade. As reivindicações dos criadores foram concentradas em um documento entregue ao Secretário Fernando Camargo.

Seguindo a programação, o grupo conheceu o perímetro de Irrigação de Maniçoba (DIM), na Bahia. Com 625 produtores cadastrados, o DIM alcançou o volume de 90 mil toneladas de manga produzidas em 2018, sendo 60% desse número destinado ao mercado externo. A visita continuou na empresa Special Fruit, do produtor Suemi Koshiyama, que trabalha com as culturas da uva, manga, melão e banana. Na empresa, a comitiva percorreu a área de embalamento (packing house) de uva e manga, conhecendo as etapas envolvidas, com destaque para o tratamento hidrotérmico da manga, técnica desenvolvida pela Embrapa.

No último dia da visita (04), a comitiva pôde conferir o experimento para produção de pera no semiárido. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Embrapa em parceria com a fazenda Frutos do Sol. De acordo com o pesquisador Paulo Roberto, a ideia é trazer diversidade e ampliar a variedade de frutas produzidas na região.

Outro ponto de parada foi a Fazenda Grand Valle, do produtor Gilberto Secchi. Além da produção de manga e uva, com destaque para a variedade Isabel Precoce, a propriedade também mantém rebanho de ovinos, utilizando um sistema de produção desenvolvido na Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE).

Finalizando a programação, o grupo foi recebido na vinícola Terra Nova, do grupo Miolo, pelo sócio Eurico Benedetti. O empresário mostrou todo o processo de fabricação e envazamento dos sucos, vinhos e espumantes produzidos na propriedade, ressaltando o importante papel da Embrapa para o sucesso da vinicultura no Vale do São Francisco.               

Reunião com o setor produtivo

No final do dia 03 a Comitiva participou de reunião com as representações dos produtores de frutas do Vale do São Francisco. Durante o encontro, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira de Paiva, ressaltou o potencial da região, que faz duas safras e já alcançou diversos mercados internacionais. "A fruticultura é a nossa identidade e, por isso, pedimos o apoio da Embrapa no desenvolvendo de novas tecnologias para que possamos continuar crescendo".

Destacando a importância da Embrapa, o secretário Fernando Camargo lembrou que no passado o Brasil era dependente da produção externa de alimentos e hoje é exemplo de produtividade no agro.  Ressaltou ainda que a visita a região é uma continuidade da missão da Ministra, que esteve no Vale do São Francisco em abril deste ano. “Esta visita está sendo uma agradável surpresa. Estamos conhecendo desde o pequeno produtor familiar até grandes produtores consolidados internacionalmente. O Vale do São Francisco já é um destaque, e vamos trabalhar para que esse sucesso seja ainda maior”.                                

Em sequência, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, reafirmou o compromisso da Empresa com o setor produtivo, ressaltando o impacto dos trabalhos da Embrapa para o crescimento do país. "Estamos participando desta missão a convite do Ministério e ficamos muito felizes de ouvir os depoimentos de vários produtores satisfeitos, que vêm alcançando mercados externos competitivos e resultados surpreendentes com nossas variedades de uva e manga". Moretti completou que a Embrapa está atenta aos anseios do agro nacional e à disposição para a construção de parcerias. 

AgroNordeste

Outro ponto destacado da visita foi o alinhamento ao projeto estratégico AgroNordeste, lançado oficialmente pelo presidente da República Jair Bolsonaro, no dia 01 de outubro. O AgroNordeste será implantado em 2019 e 2020 em 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, alcançando uma população rural de 1,7 milhão de pessoas.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024