Comparativo aponta situação do bicudo ao longo das safras

Os dados foram extraídos dos relatórios de visita as propriedades e do Software do Projeto Bicudo

23.04.2020 | 20:59 (UTC -3)
Brenno Sarques

O Projeto de Prevenção, Monitoramento e Controle Populacional do Bicudo do Algodoeiro em Goiás (Projeto Bicudo) apresenta um estudo comparativo do zoneamento das fazendas nas safras 2014/2015, 2015/2016, 2016/2017, 2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020.

Os dados foram extraídos dos relatórios de visita as propriedades e do Software do Projeto Bicudo. Eles apontam as mudanças na presença da praga nas lavouras em categorias que variam conforme a população do inseto nos talhões.

A série história aponta um queda gradativa na presença do inseto nas lavouras. Entretanto, a safra 2018-2019 apresentou um crescimento exponencial na população do bicudo, o que exigiu um maior monitoramento e atenção dos produtores e do Projeto. Desde então, têm conseguido achatar a curva de crescimento na última safra, com objetivo de, posteriormente, reduzir a praga.

Este comparativo é de enorme importância para o produtor, de forma individual, pois possibilita que tenha acesso aos resultados de seu monitoramento e manejo de controle dessa praga que atinge o algodão. Estes resultados possibilitam fazer com que o produtor analise os acertos de seu manejo e que possa corrigir quaisquer ações que ainda possam melhorar.

O comparativo traz ainda uma grande contribuição para os cotonicultores, de maneira conjunta, no que tange a informações que possam avaliar como está a presença do bicudo nas principais regiões cotonicultoras de Goiás, quais mudanças ocorreram, onde o trabalho tem se mostrado mais eficaz e o que ainda é preciso ser feito. Também permite um feedback para avaliar o trabalho realizado e possibilita que a equipe do Projeto Bicudo disponha das informações necessárias para um planejamento cada vez mais eficiente do trabalho que deve ser feito.

Desta forma, o Projeto Bicudo se estabelece como um importante aliado da cotonicultura auxiliando o produtor a reduzir os custos na lavoura, evitando perdas de produtividade.

Confira o comparativo aqui.

   

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024