Compass Minerals leva soluções para estresse hídrico na Abertura da Colheita do Arroz

Empresa destaca os produtos Concorde e Translok durante a feira

13.02.2020 | 20:59 (UTC -3)
Daniela Zuim

Na safra 2019/2020, mais uma vez algumas regiões do Rio Grande do Sul viveram uma grande diversidade climática, em alternância de seca e chuva intensas. Condições como essa colocam culturas como o arroz e a soja em situações de estresse, podendo afetar suas produtividades.

"Quando a planta passa por situações climáticas adversas, além de fitotoxidez, ataque de pragas e doenças, ela tem seu metabolismo reduzido, o que afeta seu crescimento e a produção. Após a ocorrência de estresse, ela normalmente não possui energia suficiente para continuar absorvendo nutrientes e manter suas atividades fisiológicas. A utilização de tecnologias que a ajudam a retornar rapidamente as suas atividades fisiológicas, mantendo seu crescimento e permitindo que obtenham melhor produtividade, assim como que a ajudam a gerir o processo de enchimento de grãos, é fundamental para que ela não perca produtividade", explica o gerente regional RS Sul da Compass Minerals, Andrei Goergen, que estará presente com a divisão Plant Nutrition na 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 12 a 14 de fevereiro, em Capão do Leão (RS), apresentando aos produtores Concorde e Translok.

Fim do estresse na lavoura 

Concorde 

Aumenta o metabolismo da planta, a velocidade de absorção e translocação de nutrientes dentro dela, traz sua recuperação rápida após veranicos, reduz a fitotoxidez dos defensivos agrícolas e aumenta a fixação de flores e grãos.

Translok 

Fornece um balanço de nutrientes específicos para a fase de enchimento de grãos, auxiliando na translocação de reservas na fase de maturação dos órgãos de acúmulo; reduz estresses garantindo muito mais energia para a planta; e conversão da energia produzida durante todo o ciclo da cultura em grãos mais pesados e uniformes.

"A agricultura está cada vez mais profissional e tecnologias como essas, que fazem a diferença no campo, são fundamentais para a produtividade das lavouras. Para se ter uma ideia do que isso significa, a cultura da soja, por exemplo, tem um período de enchimento de grãos com duração de 20 a 30 dias. Se a planta estiver em condições limitantes, conforme estudo Navaro Jr. E Costa (2002), poderá ter uma redução no processo produtivo de 1% ao dia. Imagine isso em 20 dias", alerta Goergen.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) com o intuito de desenvolver o setor orizícola, mostrando os últimos avanços científicos e tecnológicos na cultura do arroz, bem como discutir a realidade socioeconômica do setor em nível nacional e internacional.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024