Competição seleciona 10 startups do agronegócio para disputa em São Carlos (SP)

Pitch Deck AgTech do Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária tem dez empresas brasileiras na etapa final

29.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

O Pitch Deck AgTech do Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária tem dez empresas brasileiras selecionadas para a etapa final, no dia 5 de dezembro, em São Carlos (SP). O resultado da competição entre startups que desenvolvem soluções para o agronegócio foi divulgado na sexta-feira (25/10) e está disponível na página do Siagro 2019 na internet disponível aqui.

O Pitch Deck é uma apresentação rápida e visual utilizada para chamar a atenção de investidores e mostrar ao público os principais diferenciais de um negócio. Das dez empresas selecionadas, quatro atuam no segmento de alimentos, uma em meio ambiente, uma com gestão de resíduos, outra com controle de pragas, uma com fenotipagem e duas desenvolvem soluções para a pecuária.

O Estado de São Paulo tem seis selecionadas, entre elas, a vencedora do Sancathon, realizado pela USP, em abril deste ano, em São Carlos. Já o Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e Piauí participam com uma empresa cada. A primeira colocada será finalista da chamada “Pontes para Inovação”, promovida em Brasília pela Embrapa e Cedro Capital, para receber investimento.

Realizada por membros de instituições que compõem a Unidade Mista de Pesquisa em Automação para Sustentabilidade Agropecuária (UMiP) – a seleção envolveu as duas unidades da Embrapa, em São Carlos - a Instrumentação e a Pecuária Sudeste, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade de São Paulo (USP).

A coordenadora do comitê organizador do Pitch Deck AgTechs, Débora Milori, explicou que entre os critérios de avaliação das startups, o potencial de escalabilidade do negócio e os impactos sociais e ambientais foram fundamentais para  a seleção das empresas. Mas a qualidade da apresentação da ideia inovadora, clareza e a capacidade de síntese - por meio de um vídeo de dois minutos - ajudaram no julgamento.

Iniciativa estimula AgTechs

“A chamada teve o objetivo de estimular startups e empreendedores a apresentarem suas iniciativas e propostas de desenvolvimento de tecnologias aos participantes do Siagro com potencial de impacto na agropecuária, especialmente nas áreas de interesse do evento”, afirma a chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação, Débora.

Segundo ela, um comitê de avaliação, composto por especialistas em agropecuária e investidores, que não fazem parte dos quadros das instituições organizadoras do evento, fará a avaliação e indicação das 3 melhores propostas, que serão reconhecidas pelo Siagro 2019.

O Pitch Deck AgTechs do Siagro, evento promovido pela Embrapa Instrumentação, é composto de cinco etapas – inscrição; qualificação; seleção; apresentação das finalistas, que será realizada no Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre), em São Carlos; e a premiação.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024