Complexo de Enfezamentos e Viroses avança nos estados do Sul

Controle das doenças transmitidas pela cigarrinha-do-milho e pulgão do milho inclui manejo adequado e uso de híbridos com genética tolerante

10.03.2021 | 20:59 (UTC -3)
Daniel Navarro

Os estados do Sul, incluindo o Paraná, segundo maior produtor de milho do Brasil, estão em alerta diante do avanço da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) e pulgão do milho (Rhopalosiphum maidis), principais vetores do Complexo de Enfezamento e Viroses. Levantamento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) apontou a presença da praga em 48% dos municípios analisados. Já dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) mostram que a perda de produtividade em algumas regiões monitoradas chegou a 20%.

Segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA- Esalq/USP), a falta de controle do inseto pode gerar queda de 6,6% na produção nacional do grão e um aumento de 2,2% nos preços do milho no mercado interno.

Para frear o avanço do Complexo de Enfezamentos e Viroses, de acordo com pesquisadores e agrônomos, é necessário o manejo adequado das lavouras. As recomendações incluem a eliminação das plantas espontâneas (tiguera) no ciclo anterior, a sincronização da semeadura dentro da propriedade e na região, uso de sementes tratadas com inseticida, e utilização de controle químico com pulverização (nos casos de alta incidência da cigarrinha, histórico da doença na área e apenas em estágios iniciais de desenvolvimento da planta). Os especialistas das instituições de pesquisa também apontam híbridos com genética tolerante como uma das principais estratégias para controle do complexo de doenças.

“A boa notícia é que há híbridos tolerantes às doenças que compõem o complexo e conseguem entregar altos patamares de produtividade. A Morgan, por exemplo, cresceu conforme a segunda safra de milho foi ganhando área e importância justamente em função da genética que proporciona ao produtor alta produtividade com rusticidade e tolerância às pragas e doenças”, explica a engenheira agrônoma e líder da Morgan Sementes, Diogênes Panchoni.

Alerta 

Recentemente, a Epagri emitiu um novo comunicado reforçando a importância do manejo e da escolha de híbridos tolerantes, além de destacar que segue monitorando o impacto dos insetos no estado. No início do ano, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná já havia divulgado a realização de um levantamento apontando a presença das doenças do complexo em 36% das amostras colhidas na região.

Complexidade 

O complexo de enfezamentos e viroses, conhecido cientificamente como Complexo de Molicutes e Viroses (CMV), é composto por quatro doenças distintas que podem ou não ocorrer simultaneamente. São dois tipos de enfezamento (pálido e vermelho), o vírus da risca, que tem como principal vetor a cigarrinha-do-milho, e a virose do mosaico com o pulgão do milho como vetor.

No caso de enfezamentos, os agentes causadores são molicutes, tipos de microrganismos semelhantes às bactérias. Além das estrias nas folhas, as plantas infectadas têm altura reduzida (enfezada), proliferação e má formação de espigas e grãos, e tombamento.

Já o vírus da risca é caracterizado por pequenas pontuações claras nas folhas e abortamento das gemas florais, proporcionando redução de 70% da produtividade da lavoura. “Além da perda de produtividade causada pelo próprio enfezamento, o CMV também deixa a planta debilitada e mais suscetível a outras doenças oportunistas”, completa Diogênes Panchoni.

Há também os danos causados pelo vírus do mosaico transmitido pelo pulgão do milho e uma das doenças mais devastadoras na cultura, gerando perdas significativas. No período vegetativo, os sintomas aparecem na parte principal da folha, com manchas verde claro e áreas verde escuro, configurando um aspecto de mosaico. Causa espigas mal granadas ou sem grãos, mau empalhamento, espigas atrofiadas e espigas caídas antes da maturação fisiológica. Além disso, pode ocasionar quebramento de plantas, 90 a 120 dias, mesmo sem nenhum sintoma de doença de solo ou podridão.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024