Compra de soja responsável tem um aumento de 70% em 2015

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja

29.01.2016 | 21:59 (UTC -3)
Gabriel Furlan

O ano 2015 bateu um novo recorde de demanda por soja responsável. Tanto a produção quanto a venda de soja responsável certificada pela RTRS cresceram a uma taxa impressionante de 70 por cento, atingindo a marca de mais de 2,3 milhões de toneladas métricas. Esse crescimento recorde se soma às taxas de crescimento anuais de 50 por cento atingidas em 2014 e 2013.

“Estes números fantásticos demonstram que a RTRS e suas partes interessadas estão bem encaminhadas na transição do mercado convencional em direção ao fornecimento de soja produzida de forma responsável para o mercado europeu", afirma Marcelo Visconti, Diretor Executivo da RTRS. “É muito animador ver esse nível de crescimento na produção e compra de soja responsável certificada. Ele reflete o esforço contínuo de toda a cadeia de valor em vincular a oferta e a demanda por soja responsável. Também ficamos muito satisfeitos de ver o logotipo de Créditos RTRS utilizado pela primeira vez na embalagem de um bem de consumo. Se mais fornecedores seguirem o exemplo das bebidas de soja Ades, da Unilever, as empresas estarão realmente demonstrando o seu empenho em apoiar a produção de soja responsável. Olhando para o futuro, temos o compromisso de atingir o nível de crescimento prometido. Nessa jornada desafiadora, continuamos acelerando a transição da RTRS para entregar volume em massa para o mercado, à medida que aumentam os fluxos físicos de soja responsável certificada. Estamos muito animados em unir forças com o mercado como um todo, em direção a uma abordagem de integração mais inclusiva.”

O espírito de trabalho em conjunto das diversas partes interessadas

Olaf Brugman, Presidente da RTRS, está satisfeito com as principais conquistas do ano passado. “O processo de revisão do Padrão RTRS V2.0, iniciado em 2015, é um bom exemplo do espírito das diversas partes interessadas da RTRS. O nosso objetivo é aprimorar o Padrão de Produção RTRS, com base em 5 anos de experiências das diferentes partes que integram a cadeia de valor da soja. O forte compromisso com a soja responsável dos integrantes do mercado e da sociedade civil se reflete na recente formação da Força-Tarefa Paraguai, a terceira a ser criada depois das Forças-Tarefa Brasil e Europa. Nós também estamos satisfeitos com o reconhecimento formal de conformidade com os requisitos delineados nas Diretrizes de Aquisição de Soja da FEFAC. A RTRS é amplamente reconhecida como o padrão de referência mundial de produção de soja responsável. Com a introdução de nossos Mapas e Guias para a Expansão Responsável da Soja online em 2015, nós apoiamos as empresas a eliminar o desmatamento da cadeia de suprimentos.”

Aumento rápido dos níveis de produção e compra

Um número crescente de compradores de diversos setores e países adquiriram mais de 2 milhões de créditos RTRS e 0,25 milhão de toneladas de soja física. O número de hectares certificados atingiu o pico de cerca de 715 mil hectares - um aumento de 48 por cento em relação a 2014. Isto elevou o volume de produção certificada em 62 por cento, atingindo 2,3 milhões de toneladas métricas. O número de produtores certificados pela RTRS subiu para 10.750. Segundo Marcelo Visconti: “A primeira venda de soja responsável aconteceu ainda em 2011. Desde então, o rápido aumento da produção e compra de soja responsável indica que a RTRS representa uma solução real, possibilitando às empresas responsáveis se adequarem ao mainstream global. Isso também pode ser visto no crescimento da base de membros associados à RTRS, que, no ano passado, aumentou em 5% com a adesão 19 novos membros.”

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente a RTRS conta com mais de 180 membros dos países do mundo inteiro.

Informações: www.responsiblesoy.org/pt.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024