Conab cria novo sistema para pesquisa de estoque privado de café

Sipesp vai estar disponível para preenchimento pelos produtores entre 4 e 22 de abril

29.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
MAPA (com informações Conab)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia, esta semana, os procedimentos para a realização do levantamento de estoques privados de café 2016. Neste ano, a empresa oferecerá um meio mais prático e moderno para envio da posição do estoque existente nos armazéns pelos participantes: o Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp), que estará disponível na internet para preenchimento pelos produtores entre os dias 4 e 22 de abril.

A partir desta quarta-feira (30), o Sipesp enviará os e-mails com os códigos de acesso aos endereços eletrônicos já cadastrados. Aqueles que não têm e-mail receberão os boletins pelo Correio nos próximos dias e poderão preencher os dados pelo modo tradicional para enviá-los à Conab, que os lançará no sistema.

A pesquisa de estoques privados é feita anualmente pela Conab, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O levantamento é um importante instrumento para o conhecimento do quadro de oferta e demanda do café no país e também para a elaboração de políticas públicas para o setor cafeeiro.

Por meio do Sipesp será possível a visualização dos dados cadastrais dos armazéns vinculados ao CNPJ da empresa, a atualização do seu endereço de correspondência e conhecimento do respectivo histórico dos estoques informados em pesquisas anteriores. Só o próprio armazenador ou o responsável pela unidade armazenadora ou depósito é que terá acesso às informações.

A data de referência da pesquisa, ou seja, a data da posição do estoque a ser informado é 31/03. Estoques governamentais ou os quantitativos da nova safra 2016 não deverão ser incluídos no total a ser informado.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024