NOTÍCIAS

Conab inicia pesquisa dos estoques privados de café no país

As informações deverão ter como data base os estoques do dia 31 de março de 2020, sem incluir o produto da nova safra.

Nesta sexta-feira (27), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia os preparativos para a pesquisa dos estoques privados de café, com o envio das senhas de acesso aos produtores, indústrias e armazenadores do produto em todo o país. O recebimento permite a entrada no Sistema de Pesquisa de Estoque Privados (Sipesp), que ficará aberto para o preenchimento das informações a partir do dia 1º de abril até o dia 26 do mesmo mês.

Para quem participou em edições anteriores, vale ressaltar que o Sipesp foi atualizado, com algumas melhorias e simplificações que vão desde o acesso até o preenchimento dos dados e a possibilidade da extração dos estoques já informados ao sistema.

A pesquisa deve ser preenchida por todos os armazenadores do grão, incluindo as indústrias. Aqueles que não possuem cadastro no Sipesp ou não receberam as senhas de acesso, podem baixar o formulário Boletim de Levantamento de Estoque – Café – 2020, disponível no site da Companhia. Com as informações preenchidas, o documento deverá ser enviado para o e-mail estoque-privado@conab.gov.br, respeitando a data limite.

As informações deverão ter como data base os estoques do dia 31 de março de 2020, sem incluir o produto da nova safra. Os volumes são informados separadamente, por unidade armazenadora, cadastrada ou não, e por tipo (arábica ou conilon). Mesmo aqueles que não possuíam estoques na data de referência devem realizar o procedimento e lançar a informação de estoque zerado no sistema.

Realizada anualmente pela Conab, a pesquisa de estoques privados de café contribui para o planejamento governamental e para a formulação de políticas públicas de fomento à produção e à produtividade agrícola e que garantam regularidade do abastecimento alimentar. O levantamento será feito em todas as regiões do país e vai mostrar o estoque final do produto da safra 2019.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura