Condição do solo melhora desenvolvimento da lavoura no Sul

Nesta segunda-feira (16), a previsão é de pancadas de chuva em grande parte das regiões produtoras do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia

16.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Climatempo

Nesta segunda-feira (16), a previsão é de pancadas de chuva em grande parte das regiões produtoras do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia. Já no Estado de São Paulo e no Paraná, a chuva cai de forma irregular.

A instabilidade irá beneficiar a elevação da umidade do solo e consequentemente o desenvolvimento das lavouras da 2ª safra no Centro-Oeste do país. Porém, no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a chuva continuará atrapalhando o pleno andamento da colheita da soja. Há relatos de perdas na qualidade dos grãos, por conta do excesso de umidade.

Na Região Sul a semana começa com tempo aberto, sem previsões para chuvas e temperaturas mínimas mais baixas. Com o registro de chuva neste final de semana, as condições do solo melhoraram bem ao desenvolvimento das lavouras.

Chuva nas lavouras

Nas áreas produtoras do centro-norte do Brasil, ao longo da semana, a chuva começa a diminuir a intensidade, mas sem previsão de cessar. As pancadas de chuva irregulares continuam de forma suficiente para manter uma condição relativamente satisfatória ao desenvolvimento das lavouras.

No Sul, assim como a última semana, esta será marcada pelo tempo firme e sem chuva, já que a presença de uma massa de ar polar impedirá a formação de nuvens carregadas.  No entanto, entre quinta-feira (19) e sexta (20), uma nova frente fria avança pela Região e organiza novas áreas de instabilidade, possibilitando chuva generalizada, entre sexta-feira (20) e domingo (22), sobre as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O desenvolvimento das lavouras se manterá favorável, enquanto a realização da colheita será afetada, mas nada que traga prejuízos para os produtores. Pode-se concluir que as condições meteorológicas, até o momento, estão sendo muito benéficas à produção agrícola do país, mas com pequenos problemas em algumas microrregiões e sem grande significância ao cenário nacional.

Saiba mais: https://agroclima.climatempo.c...

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024