Condicionador de solo aumenta eficiência na cultura da manga

​O uso do Paclobutrazol (PBZ) na cultura da manga possibilitou a produção do fruto durante todo o ano na região do Vale do São Francisco.

13.08.2020 | 20:59 (UTC -3)
Camila Lopes

O uso do Paclobutrazol (PBZ) na cultura da manga possibilitou a produção do fruto durante todo o ano na região do Vale do São Francisco. O PBZ atua como regulador do crescimento vegetativo da mangueira, com o objetivo de desenvolver um manejo da floração, tornando-a mais uniforme e em qualquer época do ano. No entanto, sua eficiência é instável, devido à pouca mobilidade no solo.

Com isso, novas tecnologias estão sendo inseridas para potencializar o efeito do PBZ. Substâncias orgânicas têm se mostrado promissora na melhora de absorção de íons e moléculas, como os ácidos fúlvicos.

Uma dissertação feita na Universidade Federal do Piauí – UFPI comprovou que a utilização do condicionador de solo da Fertiláqua, junto ao PBZ aumenta a eficiência de absorção do produto, conferindo maior eficiência das trocas gasosas e atividade de enzimas, mantendo os níveis de carboidratos, proteínas e aminoácidos, gerando uniformidade da floração e, consequentemente, proporcionando maior produtividade de manga da variedade Keitt.

Outro benefício dos condicionadores de solo é que ao final do período produtivo foi observado menor quantidade de resíduo de PBZ no solo, podendo causar menos riscos ao meio ambiente, como contaminação de fontes hídricas superficiais e subterrâneas e, portanto, o tratamento pode ser recomendado para manejo para cultura em condições semiáridas, como é o caso do Vale do São Francisco.

Para o consultor e especialista em manga há 30 anos, Eduardo Ferraz, a solução da empresa auxilia na manutenção da curva de absorção do PBZ. “O ácido fúlvico é um estímulo para o crescimento radicular, potencializa uma absorção mais rápida e proporciona a manutenção. Outro manejo que tem sido utilizado é o parcelamento da dose, otimizando ainda mais a absorção do produto e a resposta floral”, explica.

O condicionador de solo é desenvolvido a partir da parte mais nobre da matéria orgânica e atua na estrutura física, química e biológica do solo, estimula o aumento e o equilíbrio dos microrganismos e a liberação de nutrientes, promove a construção de perfil do solo e melhora a disponibilização da adubação. Seu uso aumenta em quantidade e em diversidade a microbiota, trazendo o equilíbrio e a revitalização do solo. 

Mais informações sobre o produto no website: https://fertilaqua.com/.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024