Congresso Brasileiro debate o futuro da Agricultura Digital

Diretor da Falker será painelista ao lado de pesquisadores da Embrapa e Unicamp

28.09.2017 | 20:59 (UTC -3)
Rejane Costa

O futuro da Agricultura Digital será um dos assuntos abordados na 11ª edição do Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro 2017), que ocorre agora em outubro, em Campinas (SP). É o principal evento científico da área de Informática aplicada à Agricultura no Brasil e que tem por objetivo promover o compartilhamento de resultados de pesquisas, troca de ideias sobre trabalhos em andamento e a inovação em AgroInformática. O congresso é promovido pela Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro) com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o tema geral deste ano será Ciência de Dados na Era da Agricultura Digital.

Marcio Albuquerque, diretor da Falker, empresa de automação agrícola, que também é presidente da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), do Ministério da Agricultura, participará do evento no painel “O Futuro da Agricultura Digital”. Também farão parte do debate Claudia Bauzer Medeiros, professora titular do Instituto de Computação da Unicamp,  Édson Bolfe e Silvia Maria Massruhá, pesquisadores da Embrapa, e Maximiliano Salvadori Martinhão, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Painel terá como moderador, o pesquisador da Cepagri/Unicamp, Jurandir Zullo.

Albuquerque destaca a necessidade de aproximar a pesquisa do campo, por isso acredita que neste debate é muito importante falar sobre como é possível ajudar os produtores a chegar nesse futuro digital. Entende que ainda existe uma distância entre o que os pesquisadores estão falando e o que o mercado está adotando. “Quando se fala em futuro da agricultura digital devemos pensar também no caminho para construir esse futuro, os passos para a adoção da agricultura digital”, observa.

Além dos painéis, o Congresso contará ainda com mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos científicos e concurso. O evento acontece de 2 a 6 de outubro, no Campus da Unicamp.

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco