​Congresso em Foz do Iguaçu (PR) debate os desafios mundiais da citricultura

Começa no próximo dia 18 e vai até 23 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), o 13º Congresso Internacional de Citros promovido pela Sociedade Internacional de Citricultura

08.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Edmilson Gonçales Liberal

Começa no próximo dia 18 e vai até 23 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), o 13º Congresso Internacional de Citros (ICC, na sigla em inglês), promovido pela Sociedade Internacional de Citricultura e, nesta edição, reali­zado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC). São esperados mais de mil participantes, provenientes de países produtores e consumidores de todos os continentes.

De acordo com Eduardo Fermino Carlos, pesquisador do Iapar e membro da comissão organizadora, o congresso acontece em um momento de grandes desafios para a citricultura mundial. “Na produção, o desafio é obter novas cultivares que possibilitem sustentabilidade na produção, já a indústria de processamento exige aprimoramento constante”, ele sintetiza.

Não é por outra razão que o evento programou discussões e debates sobre o mercado mundial de sucos cítricos, pesquisa e melhoramento genético, avanços na nutrição do solo, controle de pragas de forma sustentável e estratégias para controlar o HLB com uso de plantas transgênicas. “Escolhemos assuntos e pesquisadores de renome internacional para este evento”, enfatiza Dirceu Matos, pesquisador do IAC que também integra a comissão organizadora.

Maior produtor mundial de laranja e sucos cítricos, o Brasil é o melhor lugar para um congresso da atividade, opina o executivo Ademerval Garcia, que tem longa trajetória no setor. “Pelo menos em tese, temos o melhor solo, o melhor clima, a melhor pesquisa, os melhores citricultores, as melhores indústrias processadoras, a melhor logística, a melhor distribuição e a melhor qualidade”, enumera.

A primeira edição do Congresso Internacional de Citros aconteceu em 1968, nos Estados Unidos e, ao longo de sua trajetória, o evento se tornou o maior encontro de especialistas de citricultura em âmbito mundial. É a segunda vez que vem ao Brasil – na primeira, em 1984, foi realizado em São Paulo. Orlando, Sidney, Tel Aviv, Tóquio e Valência são algumas cidades que já receberam a reunião de cientistas.

A programação do 13º Congresso Internacional de Citros pode ser conferida no endereço www.icc2016.com. Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo “ICC 2016”, disponível na App Store e no Google Play.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024