Conheça os impactos do El Niño na distribuição de chuva para o início do plantio

Webinar da Climatempo, apresentado pela meteorologista Graziella Gonçalves, traz detalhes da influência do fenômeno em cada região produtora

08.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Wesley Souza

O início do plantio da safra de verão 2018/2019 já está batendo à porta. Neste ano, junto com ele, deve chegar também o El Niño, que apresenta quase 80% de chance de se configurar para os próximos meses. O fenômeno, que tem influência direta na agricultura, é responsável por alterar significativamente o regime de chuva em todas as regiões brasileiras. Para explicar melhor o impacto esperado, na próxima quarta-feira, 8 de agosto, a meteorologista da Climatempo Graziella Gonçalves comanda um webinar exclusivo sobre o tema.

Durante a apresentação, Graziella irá detalhar como o El Niño deve agir em cada região produtora, seguindo o vazio sanitário e a calendarização da semeadura de soja respectiva para cada localidade. A ideia é alertar os produtores para estarem preparados e transformarem o clima em um dos principais aliados dos negócios no campo.  O webinar pode ser acompanhada pelo site e pela página do Facebook do Agroclima PRO ou pelo site do AgroTalk, a partir das 16h30.

Caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, o El Niño promove alteração na distribuição de chuva em todo o mundo, afetando consideravelmente a agricultura. No Brasil, os efeitos do fenômeno são excesso de chuvas no Sul, seca no Nordeste e precipitações irregulares no Centro-Oeste. “Cada localidade sofre de uma maneira distinta com a ação do El Niño. Mas, em todas elas, é preciso estar preparado e atento às mudanças desde o início do plantio para evitar atrasos e consequentes perdas na produtividade”, explica a meteorologista.

O webinar “Alerta El Niño – impactos na distribuição de chuva” faz parte de uma série de encontros online organizados pela Climatempo. Quinzenalmente, meteorologistas da empresa irão debater os principais temas do momento relacionados ao tempo e ao clima, sempre transmitidos em seus canais digitais.

Webinar Climatempo: “Alerta El Niño – impactos na distribuição de chuva”

Quando: 8 de agosto

Horário: 16h30

Onde: http://www.agroclimapro.com.br/

https://www.facebook.com/AgroclimaPRO/

http://agrotalk.climatempo.com.br/

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024