Conselho Deliberativo do Fundecitrus aprova proposta de ampliação de programa integrado para o controle do greening

Aprovação possibilita a ampliação da campanha unidos contra o greening para todo o cinturão citrícola e a intensificação das ações de comunicação

28.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Fundecitrus

O Conselho Deliberativo do Fundecitrus aprovou o Programa Integrado de Combate ao Greening (huanglongbing/HLB). O programa está alinhado com os esforços da instituição de dar eficácia ao combate à doença e garantir uma citricultura competitiva e produtiva.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, a decisão neste momento é alicerçada nos conhecimentos acumulados ao longo dos anos com base nas pesquisas da instituição, que comprovam a importância do manejo interno e externo das propriedades para combater o greening com eficiência e com viabilidade técnica e econômica.

“Uma vez mais o Fundecitrus, pelo compromisso e visão dos citricultores, abre seu arsenal de armas tecnológicas e usa a experiência acumulada para a preservação dessa fonte de renda e geração de empregos. Essa decisão ocorre no momento de definição devido à ameaça representada pelo crescimento do greening e da avaliação do retorno econômico desse investimento pelos produtores. Diferente de outros programas, fortalece o entendimento que os desafios não se limitam aos trabalhos dentro dos portões das fazendas, mas sua eficácia depende do envolvimento de toda a sociedade para compreender e colaborar com esse desafio importante do ponto de vista social e econômico”, diz Monaco.

O programa tem duração inicial prevista para três anos e engloba trabalhos de inovação, disponibilização de ferramentas tecnológicas aos citricultores, ações em conjunto com o governo, campanha de comunicação, trabalhos de transferência de tecnologia e educação e intensificação do controle externo do greening em quintais rurais e pomares comerciais sem o manejo da doença.

Controle externo

Desde setembro de 2017, a equipe de controle externo do greening do Fundecitrus atua em parceria com citricultores e empresas em áreas sem manejo da doença para fazer a substituição das plantas de citros por outras frutíferas e de murtas por outras árvores ornamentais.

O trabalho também consiste na conscientização dos produtores para fazerem o manejo em seus pomares e a realização de ações de controle do psilídeo, inseto transmissor do greening, nesses locais, como a liberação da Tamarixia radiata, vespinha que faz o controle biológico do inseto. Até maio deste ano, foram percorridos 205 mil hectares e eliminadas 80 mil árvores. “As plantas de citros e murtas das áreas sem controle prejudicam o combate do greening nas propriedades comerciais. A ampliação deste trabalho é de extrema importância devido ao potencial destrutivo da doença”, diz o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Ivaldo Sala, coordenador do trabalho.

A aprovação do Programa Integrado prevê a intensificação dessas ações e a consequente ampliação da equipe, dando maior cobertura às regiões citrícolas. A proposta é que até maio de 2021, período de desenvolvimento do projeto, sejam eliminadas mais de 1.200.000 plantas e percorridos 2.280.209 hectares do parque citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro.

O gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, destaca a necessidade dos produtores aderirem ao pacto de controle com atuação conjunta com o Fundecitrus no controle externo e adoção dos 10 mandamentos para o sucesso do combate ao greening dentro de suas propriedades. “O trabalho será desenvolvido em conjunto com os citricultores e só vamos ter êxito se cada um fizer seu papel com excelência e rigor técnico. A severidade do greening tem aumentado a cada ano e na safra passada a doença foi responsável por derrubar precocemente mais de 19 milhões de frutos. A aprovação deste programa é um grande passo para conseguirmos baixar a curva de incidência da doença e manter o cinturão citrícola paulista e mineiro como o único que tem conseguido manejar o greening”, afirma Ayres.

Campanha #unidoscontraogreening

A campanha de marketing #unidoscontraogreening teve início em junho de 2017 com o objetivo de conscientizar os diferentes elos do setor citrícola e a sociedade sobre a importância econômica e social da citricultura, o poder destrutivo do greening e os prejuízos que a disseminação da doença pode trazer para as regiões que têm a produção de citros como principal fonte de renda e emprego. Durante o primeiro ano de desenvolvimento da campanha, as ações de comunicação se concentraram nas regiões com índices mais severos da doença.

A aprovação do Programa Integrado possibilita a ampliação da campanha para todo o cinturão citrícola e a intensificação das ações de comunicação, dentre elas: realização de comerciais em televisão e rádio, divulgações em outdoors, caravanas de conscientização, divulgação na imprensa local e na grande mídia, eventos regionais, palestras e treinamentos.

“O objetivo central da ampliação da campanha é abrir as portas para a equipe de controle externo do greening e gerar uma onda de conscientização e sensibilização da sociedade para que todos entrem na luta para o combate à doença e ajudem a manter nossa citricultura no topo do mundo”, diz a coordenadora de Comunicação do Fundecitrus, Jaqueline Ribas.

O presidente da instituição reforça a importância da adesão da sociedade à campanha. ’Unidos contra o greening’ materializa a necessidade de uma ação solidária de toda a sociedade, pois a ameaça está em cada canto de cada cidade. É importante ressaltar que esse programa se desenvolverá, como uma batalha essencial, enquanto nossas pesquisas buscam incessantemente encontrar outras soluções que nos assegurem vencer essa guerra”, conclui Lourival Monaco.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024