NOTÍCIAS

Consórcio Pesquisa Café seleciona projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

  • 08/05/2018 |
  • Jamilsen Santos​

A Embrapa Café, coordenadora do Consórcio Pesquisa Café, publicou em sete de maio a Chamada Embrapa/Consórcio Pesquisa Café Nº 20/2018 – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Cafeicultura que tem o objetivo de selecionar projetos para promover o desenvolvimento científico-tecnológico do negócio do café no Brasil. O processo de seleção terá início com a apresentação de carta-consulta, a qual deverá ser preenchida pelo proponente Líder do projeto por meio de formulário on-line do Sistema de Gestão do Consórcio Pesquisa Café – ConCafé, no período de 25 de junho a 10 de julho de 2018. Os projetos deverão ter no máximo quatro anos de duração e cada  projeto selecionado poderá receber apoio financeiro de custeio, oriundo do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, até o limite de R$ 100 mil por ano.

Assim, a Chamada 20/2018 busca selecionar projetos que contribuam para superação dos desafios de inovação do setor produtivo identificados no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, especialmente nos seguintes temas que foram considerados relevantes e prioritários: Melhoramento focado em qualidade e resistência a fatores bióticos e abióticos; Fortalecimento dos bancos ativos de germoplasma das instituições do Consórcio Pesquisa Café; Adaptabilidade e estabilidade de produção de cultivares para indicação em microrregiões produtoras; Racionalização e otimização do uso da água; Aproveitamento de cafés de qualidade inferior para o desenvolvimento de novos produtos e embalagens; Aperfeiçoamento de máquinas e técnicas de cultivo para a cultura do café; Desenvolvimento de protocolos para detecção de impurezas e grãos de diferentes espécies de café; Serviços ambientais relacionados às mudanças climáticas e sistemas de produção de café; Cafeicultura de precisão; Emprego de nanotecnologia na cafeicultura; e Fontes de nutrientes e bioprotetores que influenciam a qualidade da bebida.

Nesse contexto, os projetos podem ter aplicação nos diversos elos da cadeia agroindustrial do café e devem ser especializados nas áreas de competência das instituições consorciadas e parceiras. De acordo com o Chefe-Geral da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, a Chamada 20/2018 “busca atender demandas do setor produtivo especialmente no desenvolvimento de soluções tecnológicas para aumentar a competitividade do agronegócio café do Brasil na economia global por meio do aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade, ampliando assim a lucratividade do setor e garantindo sua sustentabilidade”.

Chamada Embrapa/Consórcio Pesquisa Café Nº 20/2018 – Conforme mencionado, a primeira etapa dessa seleção de projetos consiste na apresentação de carta-consulta, que deverá ocorrer no período de 25 de junho a 10 de julho de 2018. Os resultados das análises das cartas-consulta serão divulgados em 25 de julho. Em seguida, os proponentes de cartas-consulta aprovadas deverão apresentar a proposta de projeto completa no período de 26 de julho a 27 de agosto, as quais serão avaliadas pelos critérios de conformidade, mérito técnico-científico e mérito estratégico e o resultado final dessa análise será divulgado até 10 de novembro. O cronograma completo do processo de seleção e mais informações da Chamada 20/2018 podem ser acessadas pela sua página oficial no portal do Consórcio Pesquisa Café.

Leia na íntegra a Chamada Embrapa/Consórcio Pesquisa Café Nº 20/2018 – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Cafeicultura pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/programa-de-pesquisa/separador-4/chamada-de-projetos



 


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura