Controle de pragas, doenças e invasoras destaca a australiana Nufarm no Congresso de Pesquisas da Fundação Procafé

Engenheiros agrônomos orientam sobre o controle eficaz das pragas broca-do-café e bicho-mineiro e da doença ferrugem do café.

09.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Acontece até amanhã, 10, na cidade mineira de Poços de Caldas, a 43ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, um dos mais importantes eventos para a cultura do café. Focado na inovação, em pesquisas recentes e tecnologias que auxiliam o cafeicultor a aumentar a produtividade, o congresso da Fundação Procafé conta com um espaço temático da empresa australiana Nufarm, voltado ao controle de pragas, doenças e plantas daninhas da cultura.

Segundo a Nufarm, a programação do estande aborda as melhores práticas de manejo agroquímico para controle das pragas broca-do-café e bicho-mineiro e também da doença ferrugem do café.

De acordo com o gerente executivo de trade marketing da Nufarm, engenheiro agrônomo Jeander Costa, a companhia apresentará aos visitantes os diferenciais de ação e resultados a campo registrados pelos inseticidas Abamex e Klorpan e pelo fungicida Tenaz 250 SC.

A dupla de inseticidas da companhia, assinala Costa, proporciona excelente padrão de controle da broca e do bicho-mineiro, e transfere uma relação custo-benefício superior à do chamado tratamento padrão do produtor. “Resultados a campo mostram que esses produtos apresentam performance diferenciada no controle das pragas e ainda reduzem o custo do tratamento ao agricultor”, diz o executivo. “Ambos agem com alta eficiência, também, sobre o ácaro vermelho e a cochonilha, insetos potencialmente danosos ao cafezal”, acrescenta.

Em relação ao controle da ferrugem do café pela aplicação do fungicida Tenaz 250 SC, o engenheiro agrônomo e coordenador de trade marketing regional, Fabricio Jardine, salienta que o produto pode ser aplicado pela via foliar ou de solo e é de rápida absorção pela cultura. “Trata-se de um produto altamente seletivo, reconhecido como um dos principais agroquímicos à base de flutriafol do mercado”, resume Jardine.

Outra ferramenta importante para a cultura que terá espaço no estande da Nufarm é a tecnologia duplo sal do herbicida Crucial, um produto já aplicado em mais de 50 milhões de hectares de lavouras no Brasil, em diferentes culturas. Segundo Jeander Costa, Crucial é um aliado do cafeicultor no controle das plantas daninhas corda-de-viola, trapoeraba, picão-preto, falsa-serralha e outras que disputam nutrientes com a planta do café e reduzem a produtividade das lavouras. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024