NOTÍCIAS

Cooperativa cria moeda digital para troca de café por mercadorias

  • 20/01/2021 |
  • Bruna Oliveira

A Cooperativa brasileira Minasul, dedicada à cafeicultura, vem atuando com foco na transformação digital do seu negócio há alguns anos desde que registrou um crescimento exponencial de 300% em 3 anos. Como um dos passos deste processo, a companhia criou o Coffee Coin, moeda digital que permite a troca de café por produtos, e cujo gerenciamento é suportado pelo Dynamics, o ERP da Microsoft. 

De acordo com Luís Henrique Albinati, diretor de novos negócios da Minasul, com a solução implementada pela fornecedora de tecnologia, Inove, o café dos cooperados é convertido em um padrão monetizado que possibilita a troca de café estocado por mercadorias diversas nas lojas da Minasul, podendo ser adquiridos produtos de diversos valores, desde um chapéu até um trator. Assim, adotou-se que um quilo de café verde corresponde a um Coffee Coin cujo valor monetário é ajustado diariamente pela Bolsa de Nova York, obedecendo a padronização dos tipos de café. 

Dessa forma, com o uso do Dynamics, armazenado em Azure, nuvem da Microsoft, a Minasul consegue, gerenciar as variações do preço diário do café, bem como as compras dos associados em suas lojas simultaneamente na mesma plataforma ERP. “Esta ideia nasceu para facilitar as compras dos nossos associados. Por enquanto, todos os pagamentos são feitos à vista e limitado aos nossos cooperados em nossas lojas, mas nosso objetivo para 2021 é o de transformar o Coffee Coin em uma criptomoeda, o que permitirá o pagamento utilizando-se de operações de crédito. Os produtores têm gastos diversos antes da colheita, assim eles poderão comprar defensivos, ferramentas, implementos agrícolas, dentre outras coisas ao longo do ano para viabilizar sua produção e terão a oportunidade de lastrear a sua aquisição no preço do café daquele dia e fazer o pagamento apenas após a colheita”, explica Albinati.

A Cooperativa Minasul finalizou recentemente o projeto de implementação do Dynamics em todas as suas áreas de comércio, exportação e armazenagem do café. Segundo Albinati, a migração era necessária para suportar o crescimento exponencial que eles tiveram nos últimos anos. “Somos uma cooperativa voltada para a inovação. Com o sucesso das aplicações utilizando Azure, Dynamics e associado ao Power BI, decidimos utilizar as mesmas plataformas na área do café, envolvendo todos os processos ali implantados e criando no Dynamics a “Vertical Café”. Este ano, toda a nossa plataforma ERP foi posta a prova para vermos a sua performance neste negócio e obtivemos excelentes resultados, com estabilidade em todo o percurso da safra, no ano em que batemos o recorde desde a fundação da cooperativa”, comenta. Em 2020, a Minasul atingiu mais de 1,8 milhão de safras de café.  

Com a utilização da tecnologia, alguns dos maiores benefícios identificados foram a escalabilidade, a alta disponibilidade do sistema, a possibilidade de desenvolver e testar formas de operacionalização, bem como o amadurecimento no nível de conhecimento tecnológico das equipes da própria Minasul.

A Minasul, localizada em Varginha (MG), utiliza também o Microsoft 365, suíte de ferramentas de colaboração e comunicação, e o Microsoft Teams, e também planeja implementar soluções de IoT (Internet das Coisas), automação e Inteligência Artificial no próximo ano. “Temos como objetivo para 2021 seguir inovando a caminho do Agro 4.0, como forma de aprimorar não só o nosso trabalho e o dos nossos cooperados, mas também incentivar e colaborar o desenvolvimento tecnológico de todo o mercado”, finaliza Albinati.

Sobre a Cooperativa Minasul

A Minasul é uma Cooperativa Agroindustrial há mais de 60 anos no mercado. Situada em Varginha – Sul de Minas Gerais, a sede fica em um complexo de 143 mil m², possui três lojas com 17 mil itens de insumos e produtos veterinários (Varginha, Lavras e Carmo da Cachoeira) e mais 12 escritórios de negócios. Possui 8.500 cooperados localizados em mais de 200 municípios.   

A Cooperativa comercializa mais de 1,5 milhão de sacas de café por ano. Recebe o produto em bags (1,2 mil kg), granel e sacarias (60kg) e tem capacidade de armazenar mais de 2,2 milhões de sacas. Com todo o seu processo automatizado e equipamentos de última geração e padrão internacional para controle de estoque, movimentação, processamento, armazenagem e expedição de café, tem como diferencial a rastreabilidade do produto, tornando-se um diferencial para a cooperativa. 

A Minasul potencializa a sua capacidade de produção com foco na qualidade e sustentabilidade consistente do café através do pleno desenvolvimento dos produtores. Para isso, apresenta aos cooperados workshops de mercado futuro para garantir que ele faça o melhor negócio. Oferece ainda suporte técnico com consultoria 360º da produção a comercialização. Além disso, valida a qualidade do café por meio de uma equipe de oito profissionais Q Graders. 

Eleva sua estrutura a nível nacional e mundial para apresentar não só produtos de primeira linha, como também estreita as relações junto ao consumidor final. Com uma visão estratégica, leva o jeito brasileiro para outros continentes. Apresenta suas unidades internacionais (Minasul USA, Minasul Europe e Minasul Asia) para dar liquidez aos cooperados, aumentando assim, a rentabilidade. 

Assim, a Minasul se destaca no mercado onde atua como uma das cooperativas que mais cresce no setor, fruto da parceria de seus colaboradores com os princípios adotados pela Minasul.  

Sobre a Microsoft  

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 31 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48 milhões levando tecnologia gratuitamente para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 200 milhões em créditos de nuvem.   

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura