Corteva Agriscience apresenta soluções para o sistema de plantio direto no Brasil

Durante o 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, que será realizado em Sorriso (MT), entre esta quarta (1º) e 3 de agosto, pesquisador da companhia fala sobre a importância da aplicação correta de herbicidas

01.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Eloísa Rangel

O plantio direto é um sistema diferenciado de manejo do solo, onde a palha e os demais restos culturais são deixados na superfície do solo e o revolvimento do solo não é realizado entre a colheita e o plantio do cultivo seguinte. Esse sistema proporciona controle de erosão, aumento de materia orgânica no solo, redução de perdas de água no solo, menor número de operações com maquinários, além de outros benefícios que reduzem diretamente o impacto ambiental na agricultura. A adoção desse manejo teve início no Brasil na década de 1970 e  atualmente essa técnica é utilizada em aproximadamente 30 milhões de hectares no País, por conta disso, produtores, assistentes técnicos, consultores, professores, pesquisadores e empresários se reunirão nesta semana, na cidade de Sorriso (MT), para discutir melhorias do sistema durante o 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha.  

Na ocasião, a Corteva Agriscience, que é uma das patrocinadoras do evento, reforçará a importância dos defensivos agrícolas para a preservação dessa técnica tão importante para os produtores brasileiros. “O sistema de plantio direto é um conjunto de tecnologias, processos e produtos que viabiliza a produção sem o preparo prévio do solo, permitindo assim a redução de custos de implantação da lavoura quando comparado à agricultura convencional. Como neste sistema, em geral, o solo está sempre coberto por resíduos vegetais e sem revolvimento, isso acaba favorecendo a atividade biológica do solo e o controle biológico de pragas, doenças e plantas daninhas. Mesmo assim, é importante ressaltar que o plantio direto só obteve tamanho sucesso no Brasil por conta do uso de defensivos agrícolas e, que,  para continuar produzindo mais e melhor é fundamental que os agricultores sigam as boas práticas agrícolas e façam o manejo integrado”, afirma Fabrício Parcker, pesquisador da Corteva Agriscience no Brasil, que será um dos palestrantes do encontro.

Quem visitar o estande da Corteva Agriscience no evento terá a oportunidade de interagir com especialistas e também de conhecer o portfólio da plataforma de Proteção de Cultivos e das marcas de sementes da companhia.

Dentre as novidades, está o lançamento do herbicida Verdict Max que é nova solução para o controle do Capim-Amargoso, Milho Voluntário e demais gramíneas. Trata-se de uma nova formulação com a menor dose de produto comercial do mercado, diferenciando-se não somente na eficácia no controle de gramíneas em pós emergência, como também no controle de novos fluxos do Capim-Amargoso,  menor uso de adjuvantes e melhor qualidade de homogeneização da calda. Sendo assim, maior proteção na lavoura e economia operacional.

Também será possível conhecer o herbicida pré emergente Spider, que é recomendado para o controle de plantas daninhas resistentes como a Buva, o Capim-amargoso, Corda de Viola e demais plantas de difícil controle. Devido a sua característica de passar bem a palhada juntamente com seu amplo espectro de controle e residual o Spider,  se encaixa perfeitamente dentro do  sistema plantio direto. Com o  uso dessas duas tecnologias (sistema de plantio direto + Spider,) o produtor terá sua soja limpa por mais tempo e livre da matocompetição, permitindo que a soja expresse seu  máximo potencial produtivo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024