Corteva Agriscience fortalece atuação na cultura do algodão com ampliação de portfólio e ações com a cadeia agrícola

Dia Mundial do Algodão, celebrado em 7 de outubro, reforça a importância da cultura para a economia nacional e global

07.10.2021 | 20:59 (UTC -3)
Lygia Conde

A Corteva Agriscience tem fortalecido sua atuação na cultura do algodão com diversos investimentos: em pesquisa, ampliação do portfólio e uma série de iniciativas em parceria com a cadeia agrícola. O algodão é uma das principais culturas para o agronegócio brasileiro, o País é o quarto maior produtor e segundo maior exportador mundial da fibra. Na safra 2020/21, o Brasil bateu recorde de exportação com 2.4 milhões de toneladas, um aumento de 23% em relação à temporada anterior, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Com o objetivo de auxiliar o cotonicultor em seus principais desafios no manejo de plantas daninhas, doenças e pragas, a Corteva oferece um portfólio para o algodão completo. O inseticida Exalt, composto por Jemvelva Active (Espinetoram), é referência de confiança, performance e sustentabilidade. Ele faz a diferença nas lavouras de algodão quando se trata de controlar a lagarta helicoverpa, a lagarta-do-cartucho e, agora, também tripes. Seu ingrediente ativo é de origem biológica, resultado da fermentação natural de uma bactéria, o que faz de Exalt ser premiado globalmente e reconhecido como uma das tecnologias mais inovadoras e sustentáveis do mundo pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). Por isso, recebeu o selo Green Chemistry Award, uma grande conquista para as lavouras e gerações futuras de algodão do País.

“O Brasil vem ganhando cada vez mais destaque na cadeia de algodão, seja por produtividade, nível de tecnologia e qualidade da pluma. O algodão é um cultivo de difícil manejo que exige outro patamar de tecnologia. Estamos felizes em oferecer um portfólio robusto e eficiente para auxiliar o cotonicultor e contribuir com a produção sustentável do setor” afirma Thomas Scott, Líder de Inseticidas da Corteva Agriscience.

No último ano, a Corteva apresentou ao mercado de algodão, em parceria com a Tropical Melhoramento & Genética (TMG), a tecnologia WideStrike 3, que oferece proteção no controle das principais lagartas que atacam a cultura. Com as proteínas Cry1F, Cry1Ac e Vip3A das bactérias Bacillus thuringiensis, também conhecidas como Bt, a tecnologia atua em todos os tecidos da planta e por todo o ciclo da cultura, promovendo proteção e longevidade para o algodão.

Além dela, o mais recente lançamento do portfólio de Inseticidas é o Closer. Formulado a partir da tecnologia Isoclast active, pertence a um novo grupo químico, as sulfoxaminas, apresenta modo de ação no controle de pulgões do algodoeiro e é uma ferramenta para o manejo integrado de pragas e de resistência. Para o controle de plantas daninhas, como o capim-amargoso e o milho voluntário, a companhia conta com o herbicida Verdict Max.

Já para ajudar o cotonicultor a controlar as doenças do algodoeiro, como Ramulária (Ramularia areola) e Ramulose (Colletotrichum gossypii), a Corteva oferece o Manejo Campeão Onmira, composto pelos produtos Viovan, Aproach Power e Vessarya, que tem formulação que elimina a adição de óleo, possui rápida absorção pela planta, o que reduz o risco de lavagem pela chuva, além de evitar fitotoxicidade para a cultura, trazendo mais comodidade, performance e seletividade.

Também Somos Algodão

Entre as ações realizadas em parceria com a cadeia agrícola, a Corteva é patrocinadora do movimento Sou de Algodão, uma iniciativa nacional e internacional para despertar a consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável, que promove meios de produção mais eficientes e sustentáveis para todo o ciclo de cultivo do algodão, em ações pautadas em três pilares: responsabilidade ambiental, social e econômica

A Corteva ainda está lançando a campanha “Também Somos Algodão”, que busca reforçar a importância da cultura e a robustez de seu portfólio e do trabalho contínuo para trazer cada vez mais inovação ao segmento, ao lado de parceiros, clientes e toda uma sociedade que tornou o Brasil o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo.

A companhia também busca levar conhecimento relevante e atualizado sobre a cultura para o setor. Recentemente o programa Agro em Foco TV Digital, idealizado pela Pioneer, marca de sementes da Corteva Agriscience, veiculou duas reportagens que mostram todo o trajeto que o algodão percorre do plantio até a indústria. O programa que foi ao ar em 09 de setembro contou com entrevista de Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa, que relatou importantes dados sobre os desafios e perspectivas do mercado algodoeiro.

Para conferir os conteúdos na íntegra, acesse os links:

Programa 02/09: https://www.youtube.com/watch?v=fzLMOtRIUq4

Programa 09/09: https://www.youtube.com/watch?v=J07s3PzmXHc

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024