Corteva anuncia o lançamento nacional da tecnologia XT para pastagem

Nova família de herbicidas será aliada do pecuarista no controle de plantas daninhas de difícil controle

05.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Bruna Mello

A Corteva Agriscience, Divisão Agrícola da DowDuPont, lança, este mês, a Tecnologia XT, uma nova família de herbicidas desenvolvida para eliminar as plantas daninhas de difícil controle do pasto. Esses lançamentos são fruto de oito anos de pesquisas e testes, sempre realizados nas condições reais dos diversos biomas brasileiros. A Corteva, que traz a tradição de quase 60 anos da Dow AgroSciences neste setor, investe em pesquisa e desenvolvimento para novas moléculas específicas para pastagem.

“É preciso considerar que pasto também é lavoura e que herbicida é uma ferramenta que auxilia o pecuarista na produção de capim, por consequência, traz resultado econômico na produtividade e rentabilidade do negócio”, alerta Paulo Pimentel, gerente de marketing para o segmento de pastagem na Corteva Agriscience™.

A presença de plantas daninhas, que competem com as plantas forrageiras pelos mesmos fatores de crescimento, reduz a produção de forragem em até 68%. Por outro lado, a produção de forragem na pastagem sem a presença de plantas daninhas chega a ser 66% mais alta que nas pastagens com baixo, médio e alto níveis de infestação, segundo dados do professor Adilson Aguiar, da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba).

Levando em conta esse cenário é que a Corteva lança os herbicidas da família da Tecnologa XT como método de controle definitivo de plantas daninhas duras e muito duras, que se distingue por sua formulação química, composta por ingredientes ativos mais concentrados e sinérgicos, o que permite o uso de menores doses por hectare, trazendo controle mais eficiente, das plantas daninhas de difícil controle.

Praticidade e mais segurança na aplicação

Os herbicidas da família XT trazem benefícios para o time da fazenda e ao aplicador. Com ausência de odor, eles são os únicos do mercado com Classe Toxicológica Verde (pouco tóxica), trazendo mais segurança para quem está manuseando o produto. Essa é uma especificação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que possui quatro diferentes classes, representadas por uma cor no rótulo e na bula do produto.

Por sua formulação, o herbicida dispensa misturas, o que reflete na redução da quantidade de embalagens e de propabilidade de erro na dose. E, sua aplicação, foliar em área total, com avião, trator ou costal, simplifica e possibilita menos mão de obra envolvida no manejo.

Ela será composta por uma família de herbicidas que serão lançados no mercado de agora até 2021, com o sufixo XT. Os primeiros lançamentos serão o Dominum XT, Trueno XT e Planador XT, que estarão disponíveis já a partir deste mês em nossa rede exclusiva de distribuidores e revendas. .

Segundo Neivaldo Cáceres, gerente de pesquisa e desenvolvimento para Pastagem da Corteva Agriscience, um estudo divulgado recentemente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aponta que a produção agropecuária brasileira mais do que quadriplicou de tamanho nos últimos 40 anos, sendo que a pecuária, especificamente, saltou do patamar de 1,8 milhão de tonelada para 7,4 de toneladas. Este aumento é atribuído à melhoria no uso de insumos com efeitos diretos sobre a produtividade. “Olhando para trás, realmente melhoramos muito, mas o desempenho da pecuária no país ainda está abaixo de seu potencial ou distante de atingir índices realmente sustentáveis para a atividade. Um dos principais fatores que limita a produtividade é o alto grau de degradação das pastagens no Brasil, afirma.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024