Corteva apresenta tecnologias para controle de pragas em congresso

Durante os eventos, que serão realizados em Gramado (RS) até 6 de setembro, pesquisadores da companhia estarão presentes em painéis que propõem soluções de manejo mais conscientes no combate às praga

03.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Bruna Mello

A Corteva Agriscience, Divisão Agrícola da DowDuPont está presente no XXVII Congresso Brasileiro e do X Congresso Latino-Americano de Entomologia. Realizado pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), os eventos, que tiveram início ontem (2) em Gramado (RS), reúnem até o próximo dia 6 de setembro, pesquisadores, estudantes e profissionais da agroindústria para discutir a “Ciência a serviço da saúde, agricultura e ambiente”.

“O Congresso de Entomologia é uma excelente oportunidade para que a Corteva apresente a força de seu portfólio completo, resultado da fusão entre Dow e DuPont. Por isso, além de mostrar todas as soluções para o manejo de pragas, vamos apresentar também estudos sobre as novidades que estão para chegar ao Brasil muito em breve, como o Isoclast, inseticida extremamente aguardado para o controle de mosca branca, pulgão e a soja Conkesta Enlist E3, que oferece um amplo espectro de controle de pragas”, explica Thomas Scott, líder de inseticidas da Corteva Agriscience no Brasil.

A programação científica será composta por palestras, mesas de debates e apresentações de trabalhos. Entre os convidados, estão pesquisadores da Corteva, como a entomologista doutora Cristiane Muller, que no dia 4 de setembro comandará a palestra “Ferramentas para enteder o manejo de Bemisia tabaci MED no Brasil”, que aborda dados inéditos sobre essa espécie crítica de mosca branca, que tem ocorrência recente no país. “Os estudos realizados em cooperação com a Universidade Estaudal Paulista (Unesp) analisaram a suscetibilidade da mosca branca em diferentes populações e com diversos inseticidas, de maneira a auxiliar numa proposta de manejo mais consciente e assertivo”, esclarece Cristiane.

Já no dia 6 de setembro, o pesquisador Antonio Cesar Santos expõe o “Risco de resistência para Cry1Ac e Cry1F em soja Bt no Brasil”. Durante o painel, o especialista irá apresentar a soja Conkesta Enlist E3, que contém as proteínas Cry1Ac e Cry1F, que oferecem um amplo espectro de proteção contra as principais pragas, como: Chrydodeixis includesAnticarsia gemmatalisChlorides virescens,  Helicoverpa armígeraElasmopalpus lignosellus, que auxilia na proteção também contras pragas secundárias. Além da atividade sobre lagartas, a soja ConkestaTM Enlist E3 é também tolerante aos herbicidas 2,4-D, glifosato e glufosinato de amônio. “Vamos abordar como a soja Conkesta se comporta frente as principais pragas e qual o benefício de se ter mais de uma proteína em termos de manejo de resistência”, informa Santos.

Durante o evento será possível visitar o estande da companhia para conhecer o portfólio completo da Corteva, bem como a tecnologia Enlist, que é uma evolução no controle de plantas daninhas, possibilitando o uso do 2,4-D sobre as culturas de soja Enlist e milho Enlist para maximizar o potencial produtivo das lavouras. Os visitantes terão acesso a especialistas e pesquisadores e poderão tirar dúvidas sobre os benefícios da tecnologia que apresenta novos herbicidas (com redução no potencial de deriva, baixo odor e ultrabaixa volatilidade); variedades e híbridos de elevada produtividade; novas tecnologias Bt e maior praticidade. “Atualmente estamos trabalhando nas estratégias de acesso ao mercado, assim, quando a tecnologia for aprovada, o agricultor terá ainda mais vantagens e poderá acessá-la via as marcas Pioneer e Brevant ou por meio das marcas de nossos parceiros licenciados”, explica Marcello Cunha, Líder de Enlist no Brasil.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024