Corteva participa do Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio

No evento, patrocinado pela companhia pelo segundo ano consecutivo, empresa dará destaque para suas ações dedicadas às mulheres do agronegócio

08.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Natália de Luca

A Corteva Agriscience promove, durante a 4ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio(CNMA), a formatura das primeiras 20 mulheres que passaram pela Academia de Liderança das Mulheres doAgronegócio em 2020. Lançada em 2018, a iniciativa é uma parceria da Corteva com a Fundação Dom Cabral (FDC) e a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) para capacitar mulheres brasileiras que atuam no agronegócio. O Congresso acontece nos dias 08 e 09 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

A Corteva criou a Academia de Liderança das Mulheres do Agronegócio a partir dos resultados da pesquisa realizada pela própria empresa em 2018 com mais de 4 mil produtoras rurais em 17 países – sendo 500 entrevistadas no Brasil - para entender as barreiras que impedem as mulheres de terem uma participação plena e bem-sucedida no agronegócio. Entre as brasileiras que responderam à pesquisa, 80% afirmaram ter o interesse de receber mais treinamento e oportunidades acadêmicas.

Os módulos de capacitação oferecidos pela Academia de Liderança das Mulheres do Agronegócio focam em liderança; boas práticas agrícolas; temas regulatórios; ciência política; sustentabilidade; novas formas de governança; e estratégias de gestão. “O agronegócio brasileiro é um dos mais competitivos do mundo e milhares de mulheres já trabalham em nossos campos, seja na produção, na administração ou na pesquisa científica. Contudo, ainda não recebem o reconhecimento adequado. Precisamos mudar essa realidade e a Academia vai ao encontro dessa necessidade”, afirma Rosemeire dos Santos, gerente de Relações Governamentais da Corteva Agriscience.

No estande da Corteva no Congresso, ainda serão realizadas outras ações com o tema “Juntas, inspiramos o melhor do agronegócio”, conceito que será trabalhado durante todo o mês de outubro, quando se comemora o Dia Mundial da Mulher Rural (15 de outubro), com ações online e offline de colaboradoras e parceiras da Corteva com a hashtag #SouMulherdoAgro.

Ainda no espaço, serão expostas fotos registradas pela revista Vogue Brasil e feitas em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).No ano passado, a Corteva foi patrocinadora da exposição que levou essas imagens em que é retratada a vida de mulheres que vivem da terra em diversos países da América Latina. Agora, os visitantes do Congresso também poderão conferir a mostra. 

Ações para celebrar o Dia Mundial da Mulher Rural

Como parte das ações que acontecem no mês em que é celebrado o Dia Mundial da Mulher Rural (15 de outubro),será lançada, na segunda quinzena de outubro, a websérie documental “Cultivando as Próximas Histórias”, que traz cinco episódios, gravados em sete países, incluindo o Brasil. Nos capítulos, as mulheres apresentam a relação com a produção rural, as dificuldades e os desafios que fazem do agronegócio seu modo de vida. A personagem da websérie do Brasil, Fernanda Favoreto, é uma das participantes da Academia de Liderança deste ano. 

Além disso, numa parceria entre a Corteva Agriscience e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), será feito, no dia 15, em Brasília, o lançamento do livro Warriors (Lutadoras), produzido pela Corteva e IICA, com participação de autoridades renomadas do setor. Os cinco capítulos da websérie e a versão em PDF do livro Lutadoras para download estarão disponíveis a partir de 14 de outubro no site. “A relevância da mulher no agronegócio é uma bandeira que a Corteva levanta globalmente. Por meio dessas ações em celebração ao Dia Internacional da Mulher Rural, queremos colaborar para aumentar a visibilidade da mulher no setor e para que tenham condições de desempenhar seu ofício com todos os direitos garantidos”, explica Vivian Bialski, diretora de Comunicação da Corteva para América Latina.  

Mais sobre a participação da Corteva no Congresso

A edição deste ano do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio tem como tema Agir – Ação Global: Integração de Rede, na tentativa de mergulhar de cabeça nas principais cadeias produtivas do agronegócio e demonstrar como se tornaram muito mais instantâneas e dinâmicas com o passar dos anos. A Corteva Agriscience terá participação ativa na programação. A partir das 11h30 do dia 09 de outubro, a líder global da Corteva para Assuntos Governamentais e Indústria, Tiffany Atwell, abordará o tema “O que devemos e podemos fazer juntos?” no contexto da Academia de Liderança das Mulheres do Agro. No mesmo dia, a partir das 12h, Jair Swarowsky, vice-presidente da Corteva, participa da mesa redonda “Os grandes clientes globais do Brasil".

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024