​Cotrijal realiza palestra sobre manejo para sementes de alta performance

Com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade das Sementes Cotrijal, a cooperativa reuniu, manhã desta quinta-feira (26), multiplicadores de sementes para mais uma capacitação

27.01.2017 | 21:59 (UTC -3)
Cotrijal

Com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade das Sementes Cotrijal, a cooperativa reuniu, manhã desta quinta-feira (26), multiplicadores de sementes para mais uma capacitação. Atentos, produtores e técnicos da cooperativa assistiram a palestra "Manejo para sementes de alta performance", que enfocou dois importantes temas na produção de sementes: os danos causados por percevejos e a nutrição das lavouras de Sementes na fase vegetativa. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Funcionários da Cotrijal (AFC), em Não-Me-Toque.

A gerente de Produção de Sementes da Cotrijal, Claudia Moi Soares Rother, expôs que também está sendo trabalhado a questão danutrição da semente, a fim de proporcionar aos clientes das Sementes Cotrijal um produto com alto potencial genético e produtivo. "Asemente se faz no campo. Nós técnicos temos a responsabilidade de orientar os produtores, com informações, tecnologias e métodos para que ele tenha o melhor desempenho na propriedade", apontou. Ela enfatizou ainda que o trabalho que o produtor faz no campo reflete na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS).

Quem ministrou a palestra foi o coordenador técnico de Difusão da Cotrijal, Alexandre Doneda. "Em vista dos danos que o percevejo pode trazer as sementes, enfatizamos aos produtores multiplicadores a importância de se fazer um manejo assertivo para garantir uma semente de excelente qualidade", apontou.

Outro tema abordado foi a aplicação de molibdênio nas plantas de soja. "Estamos falando sobre o aspecto nutricional da planta, omolibdênio vai auxiliar na busca de sementes de qualidade, com vigor e maior potencial germinativo", enfatizou Doneda.

Curso de capacitação para operadores de colheitadeiras

Na oportunidade, outra capacitação foi anunciada. A Cotrijal está oferecendo, durante o mês de fevereiro, um curso de capacitação para operadores de colheitadeiras, onde serão ofertadas informações sobre regulagem, manutenção e operação em colheitadeiras. "É um grande investimento que a Cotrijal está fazendo, buscando reduzir perdas por colheita nas lavouras e os danos mecânicos nas sementes. O objetivo é atingir 100% dos produtores multiplicadores", concluiu a gerente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024