NOTÍCIAS

CREA-GO e Embrapa celebram acordo de capacitação em Goiás

O contrato visa à parceria em eventos técnicos e institucionais. Foto: Sebastião Araújo

A Embrapa Arroz e Feijão contou nesta segunda (18), pela manhã, com a presença do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), engenheiro agrônomo Francisco Antônio Silva de Almeida. Recebido na sala de reuniões da Chefia por uma equipe de pesquisadores e analistas da Unidade e dos Núcleos Regionais da Embrapa Soja e Embrapa Algodão, ele assinou, junto aos chefes geral e de transferência do centro de pesquisa, Alcido Wander e André Coutinho, respectivamente, o contrato de cooperação entre as duas entidades, visando à parceria em eventos técnicos e institucionais.

A reunião para celebração do acordo de capacitação entre as duas instituições teve duração de uma hora. A abertura das atividades foi feita pelos dois dirigentes. O chefe da Embrapa Arroz e Feijão agradeceu a parceria e destacou a importância de que instituições com áreas afins se unam para o cumprimento de suas missões. Em seguida, o representante do CREA-GO reforçou esta afirmação, lembrando que as duas instituições devem fazer o que cabe a elas no serviço à sociedade. “Nós temos que fazer nossa parte no serviço à sociedade”, disse. Francisco Almeida ressaltou o fato de que a parceria está dando certo e que participará, em breve, do encontro de liderança dos CREAS de todo o Brasil e que irá incentivar a todos os dirigentes a seguir o exemplo da Embrapa Arroz e Feijão na realização trabalhos conjuntos como este.

Este já é o 4º ano dessa parceria, que tem promovido ações de grande relevância por todo o estado, com a realização de workshop, seminários e dias de campo, além de desenvolvimento de pesquisas em Tecnologia da Informação (TI), nos municípios de Mineiros, Rio Verde, Iporá, Itumbiara, Uruaçu, Goianésia e Goiânia, entre outros. Essa cooperação técnica se transformou em ótima oportunidade para ambas as instituições: a Embrapa, em seu papel de divulgar e levar aos multiplicadores, as tecnologias geradas pela pesquisa; já o CREA, cumpre a sua missão de aprimoramento do exercício de seus profissionais. Francisco Almeida informou ainda, que convidou a Emater para viabilizar alguns arranjos produtivos, “não dá para ficar fazendo assistência técnica sozinho”, afirmou ele, e convidou a Embrapa Arroz e Feijão para integrar também estes trabalhos. “A Embrapa é o potencial técnico com o qual contamos”, concluiu.

Após a fala dos dirigentes a analista de Transferência de Tecnologia da Unidade, Luciene Camarano, fez uma apresentação dos temas das atividades já realizadas dentro da parceria, entre eles: “Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs ou Drones)”, e “Transgênicos e Manejos Integrados de Pragas e Doenças”, em 2017; e “Feijoeiro e seus aspectos Fitotécnicos”, “Pragas que ameaçam a agricultura goiana: como enfrentá-las?” e “Consultoria agronômica e Impacto do clima no desenvolvimento, crescimento e produtividade dos cultivos”, eventos realizados em 2018. Nesses dois anos, as ações conjuntas do CREA e Embrapa atingiram público de mais de 2.500 participantes.

Em 2019, os eventos atenderão demandas das diversas inspetorias do CREA-GO. Estão previstas atividades com os temas: “Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Doenças (MID) das culturas do algodão, tomate, milho e soja”; “Manejo sustentável dos solos em cultivos do Cerrado”; “Manejo dos sistemas agrícolas irrigados”; “Agroecologia”; “Curso de Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Feijões e Pulses”; e “Campanha de comunicação para o lançamento do aplicativo Doutor Feijão”. Para esses trabalhos, há ainda a intenção de trazer para a parceria membros do GETEC Feijão, da Comigo, IFGoiano, Ministério da Agricultura, Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), entre outras entidades. A meta é capacitar 800 técnicos nos diversos temas.

Os líderes desta parceria nas instituições são: Francisco Almeida e Víctor Martins, pelo CREA-GO, e Alcido Wander, André Coutinho, Flávia Rabelo Barbosa, Márcia Gonzaga e Luciene Camarano, pela Embrapa Arroz e Feijão.


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura